Lançamento do Livro Dona Livette, a parteira raiz

Você conhece a parteria tradicional? Sabe como tantos saberes populares foram excluídos da produção da saúde no Brasil, a partir da hegemonia de uma lógica higienista?

Esses e outros assuntos foram tema da conversa de lançamento do livro Dona Livette, a parteira Raiz: Uma pioneira no contexto da política higienista, que aconteceu no dia 15 de abril, com transmissão pelos canais da UNICAP, do OLMA e da Cátedra de Direitos Humanos Dom Helder Camara, no You Tube.

Nesse encontro Dona Livette, de 97 anos, contou um pouquinho de sua experiência de mais de 35 anos fazendo partos no interior do Rio Grande do Sul. Acompanhada da parteira Eliane Scheele, da historiadora Elma Sant’ana e do cientista político Luciano Miranda, Dona Livette partilhou conosco muito saberes e histórias sobre o gestar e o parir.

 

Clique aqui para assistir o lançamento do livro

 

 

Confira a matéria:

 

LANÇAMENTO | A estreia da obra se deu pelos canais digitais da UNICAP, do OLMA e da Cátedra de Direitos Humanos Dom Helder Camara. O momento foi uma oportunidade para difundir a atividade de parteria tradicional e a história inspiradora da cabraisense Livette Piazza.

 

RECONHECIMENTO | Na última segunda-feira (15) ocorreu o lançamento nacional do livro “Dona Livette, a Parteira Raiz: Uma Pioneira no Contexto da Política Higienista”. A estreia da obra se deu pelos canais do YouTube da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), do Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e da Cátedra de Direitos Humanos Dom Helder Camara.

O momento foi uma oportunidade para difundir a atividade de parteria tradicional e a história inspiradora de Livette Amália Lovato Piazza, conhecida como Dona Livette. Aos 97 anos, Dona Livette compartilhou sua experiência de mais de 35 anos realizando partos em Novo Cabrais e região, destacando a importância dos saberes ancestrais na arte de trazer vidas ao mundo.

Acompanhada pela parteira Eliane Scheele, pela historiadora Elma Sant’ana e pelo cientista político Luciano Miranda, Dona Livette presenteou com relatos tocantes sobre o gestar e o parir. Sua voz ecoou além das telas, alcançando autoridades municipais e familiares, que testemunharam o reconhecimento merecido à sua dedicação.

O encontro foi acompanhado por autoridades municipais e familiares da parteira, que em dezembro último, recebeu o título de honraria de Cidadã Honorária de Novo Cabrais. Participaram do encontro, o prefeito Leodegar Rodrigues, os vereadores Zauro Elias de Arreal, presidente da Câmara de Vereadores, Jonas Arreal, Angela Gelsdorf Dumke e Pedro Henrique Gewehr, e a secretária de Educação, Rosana Kohls.

Saiba mais

O livro, intitulado “Dona Livette, a Parteira Raiz”, traz sua história de vida e uma reflexão crítica sobre a política e a parteria tradicional.

Dona Livette realizou mais de mil partos, testemunhando mudanças sociais, econômicas e políticas ao longo do século 20, preservando os rituais e saberes tradicionais que tornam o nascimento uma experiência humana e sagrada.

O livro, lançado pela editora Casa Leiria, de São Leopoldo (RS), com o apoio do OLMA, destaca a importância de preservar e valorizar as parteiras tradicionais, que continuam a enfrentar desafios e restrições em sua prática.

texto e imagens: Prefeitura municipal de Novo Cabrais

Clique aqui e confira a matéria na íntegra