Agexcom produz podcast sobre a história de Dom Luciano

Série com cinco episódios joga luz à história do primeiro jesuíta brasileiro a se tornar bispo, que era também uma referência na luta pela justiça social e ambiental

Arte: Renata Camboim/Agexcom

Já está no ar o quinto e último episódio do podcast “O Céu de Dom Luciano”, criado e produzido pela Agência Experimental de Comunicação da Unisinos (Agexcom). O especial, composto por cinco episódios e disponível no Spotify, foi desenvolvido a pedido do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma), que está completando cinco anos em 2021.

Dom Luciano, primeiro jesuíta brasileiro a se tornar bispo, dá nome à organização, que trabalha na articulação de diversas obras e centros sociais dos jesuítas no Brasil e na América Latina. A ideia do podcast nasceu quando o Olma percebeu a falta de materiais que contassem a história de Luciano Mendes de Almeida, que deixou ao país um forte legado social e ambiental.

Crédito: Arquivo/Olma

“Começamos a procurar até achar algumas imagens dele, e também as colunas que Dom Luciano escrevia para a Folha de S. Paulo. Era um material rico de informação”, explica o secretário executivo da entidade, Luiz Felipe Lacerda. “Com isso, podíamos trazer às pessoas um pouco do que ele pensava e de quem era.”

Para a Agexcom, o podcast “O Céu de Dom Luciano” significa muito mais do que um convite para que o público participe das comemorações do aniversário do Olma. “Queremos estar com o Observatório não só neste trabalho, mas também em projetos futuros, principalmente pelo fato da entidade estar alinhada com os valores da agência. As obras e os trabalhos que o Olma promove são do nosso interesse”, aponta a coordenadora da Agexcom, Cybeli Moraes.

A produção dos episódios, que consistem em uma mistura de aspectos documentais e ficcionais sobre Dom Luciano, fez com que grande parte da equipe da agência estivesse envolvida no projeto, conta Cybeli. “Nos transportamos para dentro da história que estava ali sendo contada, com o objetivo de aproximar esse personagem do nosso contexto atual”, observa a professora.

Os desafios para a produção

Um dos desafios do projeto foi a criação de uma estrutura para os episódios que pudesse contemplar algo mais criativo. “A ideia era que os roteiros não conversassem apenas com pessoas religiosas, mas, sim, que o legado de Dom Luciano pudesse ser reconhecido e compreendido por diferentes pessoas”, destaca a professora-orientadora da equipe de audiovisual da Agexcom, Lisiane Cohen.

Os episódios contam a história de Dom Luciano através de entrevistas com religiosos que tiveram contato com ele, além do apoio de poesias e do uso de paisagens sonoras, com a ideia central de humanizar o personagem principal. “Acho que o grande desafio foi, justamente, tornar o conteúdo acessível para diversas gerações”, avalia Cohen.

De: https://www.unisinos.br/noticias/agexcom-produz-podcast-sobre-a-historia-de-dom-luciano/