A construção de uma sociedade mais humana, justa e sustentável passa, sem dúvida, pela construção de formas alternativas de produzir e consumir, “o ritmo de consumo, desperdício e alteração do meio ambiente superou de tal maneira as possibilidades do planeta que o estilo de vida atual – por ser insustentável – só pode desembocar em catástrofes, como já está acontecendo periodicamente em várias regiões do mundo. ” (Laudato Si).
A Economia Solidária representa um dos mais fortes movimentos sociais que aportam alternativas humanas e sustentáveis ao processo de produzir e consumir, são milhões de experiências brasileiras que se somam as histórias de empreendimentos e coletivos laborais da América Latina e demais continentes ofertando uma via alternativa ao sistema econômico- mercantil que vivemos.
É neste sentido que buscamos:

  • Garantindo presença e apoio a Rede de Pesquisadores em Economia Solidária da América Latina (RILLES), através de participação em eventos e nas reuniões de coordenação;
  • Ofertar capacitação em Economia Solidária aos Empreendimentos Econômicos Solidários;
  • Apoiar no que for possível e necessário, as instituições, Centros e organismos de apoio a Economia Solidária, assim como o próprio movimento social da Economia Solidária no Brasil.