Estimados amigos e amigas do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA)

Há pouco tempo iniciamos a série a partir do convite a diferentes nomes que são referências em suas áreas, para que produzissem para a série pequenos textos que trouxessem um pouco de seus pensamentos e práticas nos tempos atuais.

São textos simples, porém com bom potencial à compartilhar reflexões preciosas a todos e todas ligadas as causas socioambientais, sociais e ambientais sobre as quais estamos engajados.

Periodicamente os disponibilizaremos aqui na página e também os enviaremos por e-mail às pessoas interessadas. Fazemos votos que os apreciem e que sintam-se cativados ao compartilhamento destes escritos para toda nossa rede de colaboradores, parceiros e conselheiros; na esperança de auxiliar, de maneira geral, a sociedade civil em uma sensibilização apurada sobre temas candentes de nossa atualidade.

Esperamos também suas contribuições!

Qualquer dúvida, entre em contato.

Fraterno abraço e, boa leitura!
olmacomunica@jesuitasbrasil.org.br


 .
.


Em destaque – 15a edição:

.


16


O OLMA apresenta 𝗻𝗲𝘀𝘁𝗮 𝟭𝟲𝗮 𝗲𝗱𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝘀𝗲́𝗿𝗶𝗲 ‘Lendo e Refletindo’ o artigo “’𝗖𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲́𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗮𝗺𝗼𝗿𝗼𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗣𝗮𝘂𝗹𝗼 𝗙𝗿𝗲𝗶𝗿𝗲”; escrito pelo professor Valdo Cavallet, da UFPR e dos movimentos MOANE e UNIPROSA.

Neste texto vemos um relato, em formato de história, do que é uma vida que caminha em paralelo – mas unida – e como ela se encontra com a vida e os ensinamentos deste grande educador que foi Paulo Freire, cujo centenário começamos a “rememorar” mês passado.

O caminho se faz ao caminhar. Um caminho para uma educação emancipatória. É o que buscamos! E conjuntamente, gostaríamos de, com este texto, 𝗽𝗮𝗿𝗮𝗯𝗲𝗻𝗶𝘇𝗮𝗿, ouvir e trazer à reflexão a caminhada de todas 𝗮𝘀 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝘀𝗮̃𝗼 𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗮 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗿𝗲𝗱𝗲, em comemoração a este 𝟭𝟱 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝘁𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟭, 𝗱𝗶𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿𝗲𝘀/𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀!!

Leia, comente, ajude a divulgar para seus grupos!

 Veja também nesta edição sobre o sorteio de livros aos/as leitores/as.

ACESSE O TEXTO AQUI:  lendo16-centenarioPauloFreire-olma

Aproveitem, opinem, compartilhem! 😉

.



.


.

Abaixo todas as edições já lançadas em ordem cronológica**

.


2018



1

Nesta série, que denominamos Lendo e Refletindo, contamos na primeira edição com o empolgante texto do P. Aloir Pacini, refletindo sobre temáticas indígenas e os processos de sensibilização social.

Acesse o texto aqui: Responsavidade e a Casa Comum – Pe. Aloir Pacini, sJ

.



2

Nesta segunda edição contamos o texto elaborado e apresentado pelo Pe Thierry Linard, no último “Diálogos em Construção*” cujo tema foi “Papa Francisco: 5 anos de Pontificado — Pensamento e Ação”. O evento teve por objetivo analisar e interpretar os cinco anos do Papado de Francisco, resgatando o seu pensamento e estilo pastoral expresso em escritos, falas e também gestos significativos, orientações teológicas e pastorais.

Acesse o texto aqui: PENSAMENTO e AÇÃO do PAPA FRANCISCO – Pe Thierry, sJ 

.



3


Apresentamos na terceira edição o texto escrito por Marcelo Kokke e Franclim Sobral sobre a greve dos caminhoneiros e seu impacto ambiental.

Acesse o texto aqui: O mal da terceira pessoa e o cientificismo hegemônico – Franclim e Marcelo

.



4

Nesta quarta edição contamos o texto elaborado e apresentado por Luiz Felipe Lacerda, secretário executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA, que nos fala sobre a multidimensionalidade dos desafios socioambientais atuais, sua complexidade e, a forma de resolvê-los a partir da articulação de diferentes atores, em distintas localidades, sob dinâmicas de ações estratégicas também diversas. E é sob estas perspectivas que as redes sociais se apresentam como uma estratégia clássica, mas também renovável ao longo dos tempos.

Acesse o texto aqui: Redes Sociais – Redes de Compromisso Social (diagramado). Ou aqui: REDES SOCIAIS- REDES DE COMPROMISSO SOCIAL

.



5

Apresentamos na quinta edição o texto escrito por Selvino Heck, sobre alguns elementos da conjuntura nestes novos tempos pós eleições 2018.

Acesse o texto aqui: Elementos-de-conjuntura-nos-novos-tempos.pdf

.


2019



.

6

Apresentamos na sexta edição o texto “Reforma da Previdência – Seletividade no Direito de Viver”, em parceria com a Rede Jubileu Sul, toca de forma expressiva e direta (vejam o pdf) neste tema tão urgente para este momento do Brasil.

Acesse o texto aqui: lendo-OLMA-prev-AbrMai19

.



.

7

Apresentamos na sétima edição o artigo “O ‘CUIDADO DA CASA COMUM’ COMO CAMINHO DE ESPIRITUALIDADE E JUSTIÇA“, escrito pelo Pe José Ivo Follmann sj. Este artigo também foi publicado recentemente pela “Revista Convergência”, número 523 – Julho e Agosto • 2019 • ANO LIV (a revista é distribuída em formato impresso).

E, nesta edição da série, também há a novidade do programa de doação de livros. Leia sobre na última página do arquivo (ou neste link).

Acesse o texto aqui: lendo7-OLMA-pdeivo-jun_jul19

.



.

8

A LGBTfobia é real e preocupante. O problema afetou e afeta a muitos. Hoje, as práticas sexuais e afetivas de LGBTs ainda são crime em 71 países e, em 13, há previsão de pena de morte.

O OLMA apresenta nesta oitava edição da série ‘Lendo e Refletindo’ o artigo “LGBT+ E SEGREGAÇÃO: Rompendo o silêncio em busca de um lugar“, escrito pelo grupo Diversidade Cristã Brasília. Nele, através de depoimentos reais e outras informações marcantes, conseguimos conhecer um pouco mais desta dura realidade.

Acesse o texto aqui: lendo-OLMA-DC-jul19_v1-compactado

Compartilhem!

E, nesta edição da série, também há a novidade do programa de doação de livros. Leia sobre na última página do arquivo (ou neste link).

.



.

9

O OLMA apresenta nesta nona edição da série ‘Lendo e Refletindo’ o artigo “Agrotóxicos: porque falar deste assunto?“, escrito por Mayá Regina Müller Schwade e Pe. Guillermo Cardona sj.

“Em qualquer discussão sobre um empreendimento dever-se-ia pôr uma série de perguntas, para poder discernir se o mesmo levará a um desenvolvimento verdadeiramente integral: Para que fim? Por qual motivo? Onde? Quando? De que maneira? A quem ajuda? Quais são os riscos? A que preço? Quem paga as despesas e como o fará?”.

Como sabiamente nos alerta acima papa Francisco em sua Enciclica Laudato Si´, trazemos nesta edição reflexões sobre as consequências do uso de substâncias químicas nocivas à saúde e ao meio ambiente para a produção de alimentos.

  • Veja também na penúltima página sobre o sorteio de livros aos/as leitores/as.
  • E na última, sobre a consulta pública da ANVISA, aberta até 06/11/2019, sobre rotulagem de produtos.

Acesse o texto aqui: lendo-OLMA-agrotoxico-ago19-v21_web

Aproveitem, opinem, compartilhem! 😉

.



2020



.

10

O OLMA apresenta nesta décima edição da série ‘Lendo e Refletindo’ o artigo “CONSULTA PRÉVIA E A PROTEÇÃO TERRITORIAL E SOCIOAMBIENTAL DE TERRAS INDÍGENAS, TERRITÓRIOS
QUILOMBOLAS E POVOS TRADICIONAIS*
“, escrito por Johny Fernandes Giffoni.

  • Inúmeras vem sendo as decisões judiciais que reconhecem o direito à consulta prévia de povos originários, comunidades quilombolas e povos tradicionais. Leia esta edição e entenda, no que consiste o Direito à
    Consulta Prévia, Livre e Informada; Fundamentos jurídicos, sociais, políticos e econômicos entre outras informações.
  • Conheça também a campanha Raoni Nobel da Paz 2020 (www.fundar.org.br).
  • E na última, sobre o sorteio de livros aos/as leitores/as.

Acesse o texto aqui: lendo-OLMA-consultaprevia-mar20_v2

Aproveitem, opinem, compartilhem! 😉

.



.

11

O OLMA apresenta nesta décima primeira edição da série ‘Lendo e Refletindo’ o artigo “A Nova – normalidade”. Nele, Luiz Felipe Lacerda, Sônia Guajajara, Márcia Kambeba e Yashodhan Abya Yala, unem reflexões sobre a normalidade que nos trouxe, enquanto humanidade, até o momento presente. Orientadas pelos conhecimentos dos povos tradicionais, ofertam pistas de como podemos construir uma Nova-normalidade a partir desta experiência pandêmica.

  • Conheça também a campanha Raoni Nobel da Paz 2020 (www.fundar.org.br/fundar).
  • E na última, sobre o sorteio de livros aos/as leitores/as.

Acesse o texto aqui: lendo-edespecial-OLMA-corona-mai2020

Aproveitem, opinem, compartilhem! 😉

.

.



.

12

O OLMA apresenta nesta décima segunda edição da série ‘Lendo e Refletindo’ o artigo “Diálogo inter-religioso: impasses e passos”; escrito por Gilbraz Aragão, Professor da Universidade Católica de Pernambuco, coordenador do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife.

Nele o autor nos traz um panorama da conjuntura nacional e internacional neste sentido, além de contemplar uma análise história do tema e apontar novos horizontes.Leitura fundamental, ainda mais no atual momento que vivemos.

  • Conheça também nesta edição a “Revolução Laudato Sí” .
  • E na última página, sobre o sorteio de livros aos/as leitores/as.

Acesse o texto aqui: lendo-OLMA-gilbraz_compressed

Aproveitem, opinem, compartilhem! 😉

 


.



2021



.



13


O OLMA apresenta nesta décima quarta edição da série ‘Lendo e Refletindo’ o artigo  “’VER NOVA TODAS AS COISAS EM CRISTO’ – PARA MAIS AMAR E SERVIR”; escrito por Pe. José Laércio, onde nos fala sobre sobre O Ano Inaciano vivido pela Companhia de Jesus, desde março de 2021 até julho de 2022. Em suas palavras:

“Uma grande oportunidade de busca daquilo que sempre desejamos encontrar, o modo de Deus ser e amar. Por meio de sua encarnação, Deus nos ensina que não há caminho para um olhar novo, se não brotar de uma encarnação da realidade no mundo e da vida tão sofrida. Por este motivo, buscamos este novo olhar, este ‘ver novas todas as coisas em Cristo’ de um modo encarnado nele. Sem uma amizade profunda com Jesus, não haverá o novo que tanto desejamos.”

Leitura fundamental para um novo respirar! Aprecie… 

 Veja também nesta edição sobre o sorteio de livros aos/as leitores/as.

ACESSE O TEXTO AQUI:  lendo14stoinacio-OLMA

Aproveitem, opinem, compartilhem! 😉

.



14


O OLMA apresenta nesta décima quarta edição da série ‘Lendo e Refletindo’ o artigo  “’VER NOVA TODAS AS COISAS EM CRISTO’ – PARA MAIS AMAR E SERVIR”; escrito por Pe. José Laércio, onde nos fala sobre sobre O Ano Inaciano vivido pela Companhia de Jesus, desde março de 2021 até julho de 2022. Em suas palavras:

“Uma grande oportunidade de busca daquilo que sempre desejamos encontrar, o modo de Deus ser e amar. Por meio de sua encarnação, Deus nos ensina que não há caminho para um olhar novo, se não brotar de uma encarnação da realidade no mundo e da vida tão sofrida. Por este motivo, buscamos este novo olhar, este ‘ver novas todas as coisas em Cristo’ de um modo encarnado nele. Sem uma amizade profunda com Jesus, não haverá o novo que tanto desejamos.”

Leitura fundamental para um novo respirar! Aprecie… 

 Veja também nesta edição sobre o sorteio de livros aos/as leitores/as.

ACESSE O TEXTO AQUI:  lendo14stoinacio-OLMA

Aproveitem, opinem, compartilhem! 😉

.


15


O OLMA apresenta nesta décima quarta edição da série ‘Lendo e Refletindo’ o artigo
Integração de Migrantes e Refugiados no Brasil: um desafio ainda maior em tempos de pandemia”.

O Brasil, na última década, percebeu um aumento significativo no fluxo migratório internacional. Quais são seus perfis? Quais são os 5 países que correspondem a mais de dois terços de todas as pessoas refugiadas? O que tem acontecido como consequência de políticas migratórias restritivas e quais as políticas públicas voltadas para migrantes e refugiados conquistadas no Brasil?

Temos acesso a estas e outras informações em um texto fluido, ilustrado e bem informativo nesta 15a edição da série “Lendo e Refletindo”.

Leia, comente, ajude a divulgar para seus grupos!

 Veja também nesta edição sobre o sorteio de livros aos/as leitores/as.

ACESSE O TEXTO AQUI:  lendo15-sjmr-olmav3-sjmr-v2

Aproveitem, opinem, compartilhem! 😉

.

.



.


16


O OLMA apresenta 𝗻𝗲𝘀𝘁𝗮 𝟭𝟲𝗮 𝗲𝗱𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝘀𝗲́𝗿𝗶𝗲 ‘Lendo e Refletindo’ o artigo “’𝗖𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲́𝘀 𝗱𝗼𝘀 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗮 𝗮𝗺𝗼𝗿𝗼𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗣𝗮𝘂𝗹𝗼 𝗙𝗿𝗲𝗶𝗿𝗲”; escrito pelo professor Valdo Cavallet, da UFPR e dos movimentos MOANE e UNIPROSA.

Neste texto vemos um relato, em formato de história, do que é uma vida que caminha em paralelo – mas unida – e como ela se encontra com a vida e os ensinamentos deste grande educador que foi Paulo Freire, cujo centenário começamos a “rememorar” mês passado.

O caminho se faz ao caminhar. Um caminho para uma educação emancipatória. É o que buscamos! E conjuntamente, gostaríamos de, com este texto, 𝗽𝗮𝗿𝗮𝗯𝗲𝗻𝗶𝘇𝗮𝗿, ouvir e trazer à reflexão a caminhada de todas 𝗮𝘀 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝘀𝗮̃𝗼 𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗮 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮 𝗿𝗲𝗱𝗲, em comemoração a este 𝟭𝟱 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝘁𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟭, 𝗱𝗶𝗮 𝗱𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗼𝗳𝗲𝘀𝘀𝗼𝗿𝗲𝘀/𝗲𝗱𝘂𝗰𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀!!

Leia, comente, ajude a divulgar para seus grupos!

 Veja também nesta edição sobre o sorteio de livros aos/as leitores/as.

ACESSE O TEXTO AQUI:  lendo16-centenarioPauloFreire-olma

Aproveitem, opinem, compartilhem! 😉

.



.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*

O Diálogos em Construção é promovido pelo Observatório Nacional de Justiça Social Luciano Mendes de Almeida – OLMA. Criado pela Companhia de Jesus há dois anos o evento tem como objetivo construir pontes para superar maniqueísmos políticos e dicotomias sociais que afligem tanto a Igreja quanto a sociedade brasileira. Dentre os muitos temas tratados nestes dois anos destacam-se o tema da reforma tributária, política, trabalhista e da Previdência social e da PEC do Teto, para citar alguns. O evento é sempre aberto e conta também com transmissão ao vivo pelo canal do youtube do OLMA 
**
As últimas edições também podem ser vistas no issu: https://issuu.com/olmaobservatorio