Equipe Itinerante realiza encontro com entidades no SARES Tecendo Redes

No dia 03 de Agosto, aconteceu no SARES (Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental) sob a Coordenação da Equipe Itinerante, uma reunião com várias organizações e instituições, como: Procuradoria da República no Amazonas (MPF/AM): Dr. Fernando Merloto Soave; Delegado da Polícia Federal: Dr. Badenes; Padres representantes da Paróquia de Maués; SARES; Coordenação do CIMI; CPT; UFAM e VOLFAM para: Apresentar denúncias feitas pela Barreira Sanitária Satere Mawé (Base de monitoramento Sócio Ambiental Satere Mawé); Apresentar denúncia feita pela AAFAU (Associação de Agricultores Familiares Alto Urupadi) e ASCAMPA (Associação Comunitária Agrícola do Rio Urupadi); Socializar Projeto de Fortalecimento da Barreira Sanitária; Socializar Projeto de Ecologia Integral na Região de Urupadi, especialmente no que se refere a energias renováveis limpas, com placas solares, e oficinas de formação para lideranças para que eles mesmos possam fazer a manutenção. Isto em conjunto com os membros de VOLFAM (Voluntariado em Família), com o Projeto Flora, que vem de várias regiões da Espanha.

Representantes do povo Satere Mawé trouxeram denúncias das ameaças que vêm sofrendo por narcotraficantes, madeireiros, garimpeiros, comerciantes, pescadores, entre outros. Pediram apoio das organizações presentes. Segundo as lideranças, as ameaças são frequentes, o que os impedem de seguir defendendo seus Territórios e a sustentabilidade das comunidades. Para o futuro e sobrevivência dos seus familiares, insistiram em solicitar apoio da Polícia Federal na fiscalização dos Territórios, assim como no controle das madeireiras que destroem a casa comum e meio ambiente.

O presidente da Associação AAFAU e a representante da Base de monitoramento Socioambiental Satere Mawé entregaram ao Ministério Público Federal documentos pedindo providência. O Delegado da PF prometeu presença nos Territórios ameaçados e sugeriu que o pedido fosse oficializado ao MP, e afirmou que momentos importantes com este servem de apoio e incentivo.

Como disse o Papa Francisco, em visita aos povos originários do Peru: “Nunca a Amazônia e seus povos estiveram tão ameaçados como estão agora.” Iniciativas como esta, deste grupo, reunido nesta quarta-feira, anima as lideranças a seguir tecendo redes em prol da Amazônia, maior Bem Comum da Região.

Informações e fotos: Equipe Itinerante e SARES

                      

De: https://arquidiocesedemanaus.org.br/2022/08/03/equipe-itinerante-realiza-encontro-com-entidades-no-sares-tecendo-redes/