Projeto Encantar a Política: vídeos produzidos pelo Nesp serão disponibilizados semanalmente

Em 31/07/2022, por Nesp/PUC Minas

A partir da próxima quarta-feira, dia 3 de agosto, e até a penúltima quarta-feira de setembro (21/09), o projeto Encantar a Política disponibilizará semanalmente um vídeo curto, com o objetivo de ampliar as discussões e debates sobre as eleições 2022.

Produzidos pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte em parceria com a Emotion/PUC Minas, os vídeos fazem parte das múltiplas estratégias de comunicação do projeto e serão divulgados através em multiplataformas para favorecer o máximo de engajamento nas discussões e ações de mobilização sociopolíticas desenvolvidas pelo Projeto em todo o país.

Os primeiros cinco vídeos são relacionados ao caderno Encantar a Política. Os três últimos, sobre temas que foram apontados pelos organizadores do projeto como importantes questões a serem discutidas na reta final do período eleitoral.

Confira, abaixo, a tabela com tema, data da divulgação e conteúdo dos vídeos:

Número Tema Data Hora Descrição
1 “A universalidade do amor cristão” 03/08/2022 12h00 Está no ar o primeiro vídeo da série Encantar a Política, projeto desenvolvido por organismos da Igreja Católica no Brasil e com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil! Neste episódio introdutório, convidamos você a refletir sobre a política como amizade social, esclarecendo que a busca do bem comum é ação transformadora da sociedade.
2 “Amizade social e ética na política” 10/08/2022 12h00 A fim de reconhecer a política como “ciência e arte do bem comum”, apresentamos diferentes espaços para orientar os rumos do pensamento, da ação, dos valores e dos direitos de cidadania.
3 “As grandes causas do Evangelho” 17/08/2022 12h00 Como se concretiza o ideal da política como amizade social? Respondemos essa pergunta mostrando que a atuação transformadora acontece com a paz fundada na justiça, o enfrentamento às causas estruturais da pobreza e o resgate de uma “Civilização do Amor”.
4 “Cuidar da Casa Comum” 24/08/2022 12h00 Por meio da Ecologia Integral, abordamos a importância da inclusão de “nossa irmã Terra” no âmbito político, expondo a obrigação ética de cuidar da vida no planeta e lutar em prol da sustentabilidade.
5 “2022 – Eleições e democracia” 31/08/2022 12h00 Para superar a crise política, na esperança de um Brasil justo para todos e todas, lembramos que a participação no processo eleitoral é uma forma de participação social ativa.  Lembramos dos princípios éticos que devem orientar os políticos, em nome de um governo de união nacional.
6 “Política e religião” 07/09/2022 12h00 Mesmo o Estado sendo laico, seria muita ingenuidade descartar a relação entre as crenças religiosas e os posicionamentos políticos. Por isso, tratamos de apresentar os interesses públicos, na mobilização e articulação da nossa sociedade, e na dedicação do governo que deve preocupar com o coletivo, acima dos interesses individuais.
7 “Mídia e eleições” 14/09/2022 12h00 Sem dúvidas, as redes sociais têm sido fontes importantíssimas de informação para o eleitor, o que se torna fator decisivo na hora do voto. Mas com isso, infelizmente, a tomada de decisão fica sujeita a notícias falsas e boatos enganosos, as chamadas fake news e à criminalização da política. Assim, alertamos para o impacto das redes sociais tão recorrente na atualidade.
8 “Importância da política na vida” 21/09/2022 12h00 Quando discutimos a formação de consciência política na sociedade, fica claro o papel do cidadão e o valor do envolvimento coletivo nos assuntos públicos. Então, explicamos que exercer uma vida comunitária, com responsabilidade e compromisso, pode possibilitar mais autonomia à população e gerar muitos benefícios públicos e coletivos.

Os vídeos serão disponibilizados no Canal do Nesp no Youtube (www.youtube.com/nespvideos) e em redes sociais do projeto Encantar a Política e das entidades parceiras do projeto, a partir do meio-dia nas datas acima referenciadas. Todo o conteúdo pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

Outras informações pelo e-mail: nesp@pucminas.br

 

De: https://nesp.pucminas.br/index.php/2022/07/31/projeto-encantar-a-politica-videos-produzidos-pelo-nesp-serao-disponibilizados-semanalmente/