Encontro Nacional da Plataforma pela Reforma do Sistema Político

    O Encontro Nacional da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político foi realizado em Luziânia (GO) nos dias 2,3 e 4 de dezembro de 2022, reuniu 118 pessoas, que são representantes de 96 organizações que compõem a Plataforma, além de contar com o apoio da União Europeia. Isabelle Ribeiro, analista social, esteve presente representando o OLMA.

    Durante o evento foram debatidos: a análise de conjuntura, que aponta novo ciclo de governo e traz uma coalizão ampla, que vai exigir dos movimentos o trabalho constante para avançar com suas pautas e incidir nos espaços de poder; o novo Grupo de Referência da Plataforma, composto pelas entidades que se colocaram à disposição para seguir analisando e fortalecendo a rede de articulação que hoje reúne 138 organizações, movimentos e coletivos; e a proposta de mudança de nome da Plataforma e sua organicidade, através do da discussão do documento 3, que reúne o acúmulo de debates feitos ao longo dos últimos anos a partir dos eixos e temas de atuação da Plataforma.

    “Por fim, foi definida a nova composição do Grupo de Referência (GR), responsável por facilitar a articulação política e conduzir as estratégias e decisões construídas coletivamente, além de buscar alternativas para garantir a sustentabilidade da Plataforma. A escolha se deu de forma consensual, apartir da manifestação das organizações que se dispuseram a compor o GR – 19 organizações estarão nessa composição durante os próximos anos: Abong, Articulação de Mulheres Negras Brasileiras, Cáritas Nacional, CEDENPA, CENARAB, Central dos Movimentos Populares, Coletivo Amazônico LesBiTrans, Coletivo Arewá, CONIC, Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Fórum da Amazônia Oriental, INESC, Intervozes, Instituto EcoVida, Instituto Soma Brasil, MCCE, Rede Afro LGBT, Rede Brasileira de Justiça Ambiental, Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.

    Segundo a Plataforma, “a escolha do novo GR levou em consideração a diversidade regional, racial e de gênero, além de reunir as diferentes lutas de cada organização. Um GR diverso também simboliza a própria pluralidade da Plataforma, que reúne movimentos feministas, antirracistas, indígenas, de juventude, dentre outras.”

Conheça mais sobre a plataforma em: https://reformapolitica.org.br/