Rede de Geração de Trabalho e Renda – BRA: integração São Paulo – Belém do Pará

Integrantes das equipes e projetos ligados a geração de renda das Oficinas Culturais Anchieta (OCA), que é uma Obra social do Pateo do Collegio, estiveram em Belém do Pará, entre os dias 08 a 13 de novembro, visitando projetos desenvolvidos pelo Centro Alternativo de Cultura (CAC). O intercâmbio intercultural para geração de trabalho e renda é uma ação desenvolvida no âmbito da Rede Nacional de Geração de Trabalho e Renda.

A Rede Nacional de Geração de Trabalho e Renda reúne 19 empreendimentos solidários, vinculados a Província dos Jesuítas do Brasil, que atuam em comunidades com significativa vulnerabilidade social e econômica, prioritariamente com adolescentes e mulheres, localizadas em diferentes regiões do país.

Referem-se a públicos excluídos ou com dificuldades de inserção no mercado laboral formal e que, através da articulação de organizações locais, conformam grupos de geração de trabalho e renda como forma de garantir a subsistência ou complementar seu orçamento doméstico.

Pela crise que afeta intensamente a esfera do trabalho em escala global, torna-se cada vez mais pertinente apoiarmos movimentos sociais, organismos e empreendimentos que fortaleçam as redes de trabalho alternativo, promovam uma agricultura sustentável e familiar, ofertem outra consciência entre a dinâmica produtor-produto-consumidor, e, assim, garantam a inclusão socioambiental e o Cuidado pela Casa Comum.

Com estes objetivos, em 2020, uma iniciativa do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), junto com o Programa Magis Brasil e o Escritório de Relações Institucionais e Sustentabilidade (ERIS), promoveu o levantamento e a articulação destas ações empreendedoras.

Ao longo dos anos de 2020, 2021 e 2022 o trabalho desta rede tem se intensificado, garantindo formação continuada para as equipes de trabalho, consolidação de materiais institucionais de visibilidade destas iniciativas, intercâmbios interculturais entre as obras envolvidas e ampliação do apoio as ações de geração de renda e trabalho.

Atualmente esta rede encontra-se em 14 cidades de 12 Estados brasileiros, beneficiando de forma direta, aproximadamente 5. 400 pessoas.

 

Para saber mais sobre a Rede: Mulheres unidas pela geração da vida, do trabalho e da renda – Instituto Humanitas Unisinos – IHU