Marco de orientação para o estudo e o trabalho com Ecologia Integral

A Província dos Jesuítas do Brasil compartilha o lançamento do Marco de orientação para o estudo e o trabalho com Ecologia Integral. Construído a partir de muitos diálogos em âmbito latinoamericano e caribenho, o documento servirá para apoiar o alinhamento de projetos, ações e iniciativas com as prerrogativas da Ecologia Integral e da Justiça Socioambiental.

Em entrevista para o Portal Jesuítas Brasil, o Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e Coordenador da Cátedra Laudato Si’ (UNICAP), Luiz Felipe Lacerda, contou sobre a elaboração do  documento. No fim do texto, é possível fazer o download das versões em português, espanhol e inglês do Marco de Orientação.

1)  Qual o diferencial de compreender a Ecologia como uma área de trabalho Integral?

A Ecologia Integral, proposta pelo Papa Francisco, não é apenas um conceito ou uma ideia, mas sim um convite para uma mudança paradigmática. Seu adjetivo integral nos induz a compreender tal mudança nas mais diferentes áreas de nossa vida, instituições e sociedade. Desta forma, o trabalho integral deve ser aquele que impulsiona todas as nossas instâncias para uma conversão ecológica, observando os preceitos desta proposta através de uma perspectiva sistemática, intercultural, transdisciplinar, transgeracional. Como pano de fundo, estamos tratando de refundar todas as nossas relações a partir de uma nova ética, a Ética do Cuidado.

 2)  Quais foram as principais inspirações para a realização desse documento?

O OLMA foi convidado a coordenar o Grupo de Homólogos em Ecologia Integral da Rede de Centros Sociais da CPAL (Conferência dos Provinciais da América Latina e do Caribe), no período de 2020-2023. Ao assumir esse compromisso, como primeira demanda, nos foi solicitado consolidar um documento que possa ser referência e apoio às iniciativas, aos projetos e às ações de todo nosso Corpo Apostólico na América Latina e Caribe, alinhando essas iniciativas com as prerrogativas da Laudato Si’. Para tal, ao longo de 2020 elaboramos um longo circuito de diálogos com diferentes vozes, de diferentes territórios, desde segmentos acadêmicos e técnicos até representantes de movimentos sociais e comunidades tradicionais. Destes diálogos, sistematizamos denominadores comuns entre as falas e, assim, conseguimos delinear princípios e dimensões da Ecologia Integral. Assim sendo, a primeira inspiração, para além da própria encíclica, foram os depoimentos de relatos daqueles que estão atuando diretamente nos territórios, em prol desta Pedagogia do Cuidado com a Casa Comum e os mais vulnerabilizados em nossas sociedades.

3)  Como o trabalho em rede se relaciona com o Marco de orientação para o estudo e o trabalho com Ecologia Integral?

Este Marco é estritamente fruto do trabalho em rede. Este grupo é composto por centros sociais do Brasil, México, República Dominicana, Peru, Chile e Honduras. Após os diálogos iniciais, tais grupos sistematizaram, debateram esses documentos entre si e com suas equipes , e caminharam para uma versão semifinal. Depois, o documento foi submetido a contribuições do Comitê Coordenador da Rede de Centros Sociais da CPAL e da Assembleia de Diretores de Centros Sociais. Foi, portanto, um percurso de um ano e meio de trabalho em rede que originou este documento.

4)  Quais as principais contribuições desse trabalho realizado a nível de América Latina e Caribe para a Companhia de Jesus Universal?

O documento não se pretende algo fechado ou acabado, segue em constante reformulação e aperfeiçoamento por meio dos inúmeros debates e contribuições que recebe ao longo desta fase de difusão, mas, desde o início, sua principal contribuição é apoiar nossas iniciativas no diálogo e no alinhamento com os princípios da Ecologia Integral e da Justiça Socioambiental. Nesse sentido, não delimita-se apenas a uma contribuição deste grupo específico de homólogos, mas também é uma contribuição que parte do acúmulo de reflexões construídas nos últimos anos no âmbito da Província dos Jesuítas do Brasil, especialmente dentro da Rede de Promoção para a Justiça Socioambiental.

É um documento abrangente que pode ser utilizado por qualquer frente apostólica em qualquer território. Por este motivo, tratamos de produzir versões em espanhol, português e inglês e a receptividade por parte de outras conferências da Companhia Universal tem sido muito positiva. Temos contado também com amplo apoio de Ecojesuit, instância global de incidência da Companhia para temas relacionados à ecologia e isso nos possibilitou chegar mais longe com essa contribuição.  O Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral tem inclusive estudado a possibilidade de ofertá-lo como material de apoio dentro da Plataforma de Ação Laudato Si’, que vem sendo construída globalmente por inúmeras organizações da nossa Igreja.

 

Acesse e faça download gratuitamente do documento:

Português: https://bit.ly/362kFjc

Espanhol: https://bit.ly/36gaA1V

Inglês: https://bit.ly/3ugpnSs