NOTA DE ADESÃO À “CARTA AO POVO DE DEUS”

Leia abaixo ou faça o download da carta na íntegra aqui: NOTA DE ADESÃO A CARTA AO POVO DE DEUS – OLMA



NOTA DE ADESÃO À “CARTA AO POVO DE DEUS”

Conserva em toda a parte, a liberdade de espírito e, diante de quem quer que seja, não faça acepção de pessoas, nas situações mais opostas, conserva sempre a tal liberdade de espírito e não a percas diante de obstáculo nenhum. Nesse ponto, não desista nunca.” (Santo Inácio)

Através desta nota a Rede de promoção de Justiça Socioambiental, da Província dos Jesuítas do Brasil, vem a público manifestar seu apoio e adesão a “Carta ao Povo de Deus”, firmada por 152 bispos brasileiros, denunciando a “incapacidade e a incompetência do Governo Federal” frente ao atual cenário nacional, através de posturas que lembram autoritarismo, racismo e negacionismo.

A Companhia de Jesus, cujo fundador hoje (31/07) celebramos, registra entre suas Preferências Apostólicas Universais (2019-2029): – Colaborar no cuidado com a Casa Comum; Caminhar com os pobres, os descartados do mundo, os vulneráveis em sua dignidade em uma missão de reconciliação e justiça.

Impelidos por esta orientação universal de nossa Ordem Religiosa, parabenizamos os bispos signatários da “Carta ao Povo de Deus”, por explicitarem a verdade com coragem e compromisso com o povo e com a democracia. Com eles e em sintonia com Papa Francisco, firmamos também nosso compromisso com o Pacto pela Vida e Pelo Brasil, protagonizado pela CNBB.

A “Carta ao Povo de Deus” renova em nós os mesmos apelos que já manifestamos em nota publicada por esta Rede sobre o Cuidado pela Vida, em 26 de março de 2020, reafirmando a urgência de 1) cuidado especial pela sobrevivência dos mais pobres; 2) dos povos indígenas e quilombolas; 3) dos idosos e idosas; 4) das pessoas em situação de rua; 5) das crianças e adolescentes; 6) e dos migrantes e refugiados.

No dia de hoje, inspirados por nosso Santo fundador, nossas orações estão com todas as famílias que perderam entes queridos nesta pandemia, infelizmente, muitas por descaso e negligência de nossos governantes e, assim, as colocamos diante de Deus com fé e clamor por justiça.

31 de julho de 2020, Dia de Santo Inácio

Rede de Promoção da Justiça Socioambiental – BRA