OLMA na Frente Parlamentar Ambientalista

Na terça-feira, 04/12 o secretário executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida encontrou-se, na Câmara dos Deputados Federias, com o Deputado Alessandro Molon (REDE/RJ) presidente da comissão especial que trabalha a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA) e coordena a Frente Parlamentar Ambientalista.

Na ocasião Lacerda (OLMA) contou sobre o histórico do Observatório e a Rede de Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuitas do Brasil (RJSA), apresentou as principias linhas de ação do Observatório e conversou com o deputado sobre as perspectivas políticas de 2019, principalmente frente as causas socioambientais e em especial a PNaRA.

Por sua vez, o deputado ressaltou o importante trabalho que os setores sociais da igreja desempenham, demonstrou afeição e comprometimento com a PUC – Rio, administrada pelos Jesuítas, lembrando que estudou e ministrou aula em tal instituição. Na conversa destacou-se a qualidade dos serviços prestados pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC (NIMA), organismos que compõe a RJSA e faz parte do Conselho Nacional de Coordenação do OLMA.

Ao final, o deputado Molon formalizou o convite para que o OLMA participe do grupo de instituições que auxiliam no planejamento da Frente Parlamentar Ambientalista, que terá seu plano de ação repensado a partir de janeiro para o exercício de 2019 – 2023.

A Frente Parlamentar Ambientalista organiza-se em diversos grupos de trabalho temáticos, a saber: água; cerrado e caatinga; clima; conservação marinha; educação ambiental; empresas e responsabilidade ambiental; energias renováveis e Biocombustíveis; bem-estar dos animais; florestas e biodiversidade; questões urbanas; resíduos e questões indígenas e populações tradicionais. Temos conseguido avanços sem dúvida importantes com essa união de esforços.

Fazem parte dessa rede de instituições que apoiam a Frente Parlamentar Ambientalista o Instituto Socioambiental (ISA), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), a World Wide Fund for Nature (WWF), entre outras instituições.