Economia Solidária: Encerra-se o primeiro ciclo do curso de formação realizado em na UNICAP em Recife

Encerrou-se o I Curso de Formação em Economia Solidária para dezenas de empreendedores da Feira de Produtos Solidários da UNICAP.  O Curso foi fruto de uma inédita articulação entre o Instituto Humanitas UNICAP, a Incubadora de Economia Solidária do Centro de Cidadania e Ação Social de São Leopoldo e do PPG Em Ciências Sociais da UNISINOS, articulados através do OLMA.

De acordo com os organizadores e professores, foi uma experiência riquíssima que pode colocar em convergência nosso potencial institucional sobre o tema, localizado em diferentes lugares do Brasil, nesse caso, focando-se sobre um território e alguns grupos específicos.  Com isto, mostrou-se a potencialidade que existe no trabalho cooperativo, dentro de uma rede tão diversificada e potente como a Rede de Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil. Além disto, para os empreendimentos foi uma experiência muito proveitosa, visto que puderam refletir m profundidade as questões referente ao mundo do trabalho contemporâneo e o papel economia solidária nesse contexto; aprenderam um pouco mais sobre a  gestão e a formalização dos empreendimentos e puderam também refletir sobre seus produtos frente a um contexto global de alta inovação e a relação ideal a ser estabelecida com o consumidor consciente.

Em parceria com o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida, o Instituto Humanitas Unicap organizou uma série de formações sobre economia solidária para discutir estruturação de um empreendimento, valorizando a democracia e a transparência. Uma dessas reuniões aconteceu na quarta-feira (29/08/18) e contou com a presença da Profª. Renata dos Santos, da Unisinos.

“Muitos pensam que em se tratando de economia solidária não precisa haver regras, mas claro que tem de haver decisões coletivas e assembleias, onde essas regras são decididas”.

Renata ainda destacou a importância da economia solidária: “Eu trabalho na área há alguns anos e acredito que seja de fato uma tentativa de uma economia com relações de solidariedade, comércio justo e inclusão social. Isso tudo respeitando a natureza, sempre”. A reunião aconteceu no Espaço Loyola (térreo do Bloco B) às 8h.