Seminário debate o apelo do Papa Francisco por uma Economia Humana e Ecológica (vídeo e materiais)

O Seminário Diálogos em Construção debateu, no dia 30 de janeiro no Centro Cultural de Brasília (CCB), a recente iniciativa do Papa Francisco de promover um encontro para refletir e agir sobre “…uma economia que faz viver e não mata, inclui e não exclui, cuida da criação e não depreda…”, iniciativa que denominou ‘Economia de Francisco’. Para colaborar no debate participaram do evento o economista e assessor do OLMA, Guilherme Delgado e o sociólogo e educador, Eduardo Brasileiro. O Diálogos em Construção tem sempre entrada gratuita e começo às 19h30. O evento também é transmitido pela internet, ao vivo, pelo canal do OLMA no youtube.

ECONOMIA DE FRANCISCO

O Papa Francisco em Mensagem de maio de 2019 lançou um apelo a jovens economistas e empresários para refletir e agir sobre “…uma economia que faz viver e não mata, inclui e não exclui, cuida da criação e não depreda…”, iniciativa que denominou ‘Economia de Francisco’, para o que marcou encontro mundial na cidade de Assis (Itália), na última semana de março de 2020 e incentivou muitas outras iniciativas na mesma linha.”. No Brasil já se constituiu uma Associação Brasileira para a Economia de Francisco- ABEF, sob os auspícios da qual já se realizaram vários encontros temáticos, sendo o último deles na PUC de São Paulo nos dias 18 e 19 de novembro.

O tema pela sua própria natureza é posto para reflexão e contempla múltiplas abordagens, como se viu nos textos e manifestações já lançados no evento de São Paulo, cuja síntese será disponibilizada no evento, no CCB.

Por sua vez, o enfoque ético teológico da economia humana com seu diálogo e crítica às condições concretas da economia contemporânea, precisa ser destacado, ao lado das experiências de economia social e solidária e de reforma do sistema econômico, tendo em vista a superação de três graves problemas estruturais subjacentes à ‘economia que mata’: desemprego, desigualdade social e mudanças climáticas de raiz econômica.

JUSTIFICATIVA

Se há uma economia que mata pelos problemas estruturais que provoca às condições de vida contemporâneas, a construção de uma economia que ‘faz viver e não mata’ é uma questão simultaneamente econômica e ético-teológica, que precisa ser desvendada. O discernimento ético é fundamental, e nisto o Papa Francisco tem toda razão de propor profeticamente um enigma a decifrar – a “Economia de Francisco’ e não uma Encíclica pronta e acabada, que nos deixaria com impressão de que já tem todas as respostas às questões propostas à reflexão. A iniciativa da Economia de Francisco é um pouco parecida com uma longa caminhada de transição, para a qual se faz o discernimento inicial na partida e se fará continuamente ao longo de toda caminhada. Mas há uma memória pretérita de uma ética utilitária e individual muito arraigada na memória social dos mais de duzentos anos do capitalismo triunfante, associada à economia real contemporânea. E o que se está propondo de diferente é a transição para um novo agir econômico, como proposta de longo caminho a percorrer. Mas no presente é preciso, desde já, semear novas sementes, porque há o risco concreto de repetição das antigas semeaduras, saudosas dos tempos do ‘cativeiro do Egito’.

PARTICIPANTES

Guilherme Costa Delgado
É doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); ex-coordenador da área previdenciária do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Consultor da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da Arquidiocese de Brasília; Assessor do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA.

Eduardo Brasileiro
Educador, militante social e Sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Atua na Igreja Povo de Deus em Movimento (IPDM) e é membro da Coordenação Paroquial de Pastoral da paróquia de Nossa Senhora do Carmo, da Diocese de São Miguel Paulista.

Seminário Diálogos em Construção
Tema: O apelo do Papa Francisco por uma economia Humana e Ecológica
Data: 30 de janeiro, quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural de Brasília (CCB) – L2 Norte, quadra 601, bloco D.
(entrada pelo bloco D – em frente à CNM – Confederação Nacional de Municípios)

Transmissão ao vivo no canal do youtube do OLMA

Assista o vídeo:

O apelo do Papa Francisco por uma economia Humana e Ecológica

Material apresentado no evento e disponibilizado pelos palestrantes:

Fundamentos Ético-teológicos de uma Economia Humana e Ecológica

Roteiro para Apresentação de “Fundamentos Ético-teológicos da Economia Humana…”

A Economia de Francisco e Clara

APRESENTAÇÃO SOBRE ECONOMIA HUMANA E ECOLÓGICA