Redes Locais de Promoção da Justiça Socioambiental – OLMA/BRA

Buscando desenvolver as Redes Locais de Promoção da Justiça Socioambiental da província dos Jesuítas do Brasil o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida têm sido catalizador para o encontro de diferentes obras localizadas em territórios próximos.

Seguindo a orientação do Plano Apostólico e do Marco para a Promoção da Justiça Socioambiental que direcionam nosso modo de proceder, nestes novos tempos, em direção ao trabalho em rede e cooperativo, o OLMA vem desenvolvendo o projeto de implementação de Redes Locais de Promoção de Justiça Socioambiental (RLPJSA).

A primeira delas vem se estruturando a partir do território de Porto Alegre e São Leopoldo, lugares com significativo numero de obras e instituições. Caminhando para sua terceira reunião a Rede, composta pelo Núcleo Fé e Alegria Farrapos, Paróquia Santíssima Trindade, espaço Magis Porto Alegre, Colégio Anchieta, Núcleo de Estudos Afro- Indígenas da Unisinos (NEABI) e o Centro de Cidadania e Ação Social (CCIAS), encontra-se trabalhando na construção de um projeto cooperativo para 2018, que a princípio estará apoiado em três grandes eixos: Educação para as relações étnico raciais, Juventudes e Justiça Socioambiental.

 

Outra Rede Local de Promoção da Justiça Socioambiental que vem ganhando corpo é no eixo Brasília – Goiânia, incluindo OLMA, Centro Cultural de Brasília, Centro Magis Burnier (DF) e Centro Loyola de Fé e Cultura de Goiânia. A partir de um primeiro encontro ao longo da Assembleia da Plataforma Apostólica Centro Oeste (PACO) essa rede inicio uma reflexão conjunta, que avançou em reunião posterior, traçando a integração de atividades de debate como o Diálogos em Construção realizado em Brasília pelo OLMA e que agora será mediado para o Centro Loyola.

Ainda em 2017 esta sendo germinada uma terceira semente das Redes Locais no território de São Paulo onde temos a presença de dois Núcleos de Fé e Alegria e duas obras sociais (Centro Santa Fé e Projeto OCA). Somando estas quatro instituições agrupam aproximadamente cem educadores. Visto isto, a rede inicia um processo reflexivo sobre a possibilidade de uma ação cooperativa de formação e qualificação de seus educadores para 2018.

É importante frisar que tais redes estão sendo viáveis também, pelo interesse e apoio dos respectivos superiores das Plataformas Apostólicas. Luiz Felipe Lacerda, secretário executivo do OLMA, afirma que “além de consolidar essas três redes locais, para 2018 queremos avançar na consolidação de pelo menos uma rede no nordeste e uma no norte”.