O mês de agosto foi intenso para as articulações do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental, despontando atividades no Centro – Oeste, Norte e Nordeste.
2. Em Salvador, no inicio do mês de agosto, com apoio do OLMA e por iniciativa do Centro de Estudos e Ação Social de Salvador (CEAS), aconteceu um importante encontro de articulação da rede de promoção da justiça reunindo pela primeira vez Núcleo de Estudos Afro-Indígenas da Universidade Católica de Pernambuco (NEABI/UNICAP), o Núcleo de Estudos Afro – Indígenas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (NEABI/UNISINOS) e o próprio CEAS, para debater as pautas, projetos e lutas relacionados a temática de Gênero. Para o OLMA, uma frutífera articulação que da um passo firme e a frente no trabalho em rede!
3. Em Boa Vista, uma articulação entre o OLMA e o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental de Manaus (SARES), garantiu a presença e o apoio da Rede de Promoção de Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), na consolidação de um Comitê de Proteção ao Lavrado, junto ao poder público local e a Universidade Federal de Roraima. A atividade foi liderada pelo P. Ronilson sj, que vem atuando na região. O desejo do OLMA é colocar-se cada vez mais a serviço de nossas ações e agentes na Amazônia, apoiando atividades e construções como a deste Comitê, que visa gerar espaços democráticos de denuncias e defesas dos Direitos Humanos e da Terra.