O Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) participou, entre os dias 20 e 22 de agosto, do II Encontro Nacional da Rede Jesuíta de Justiça Socioambiental (RJSA), realizado na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte – MG. O encontro reuniu representantes de obras e centros jesuítas de toda a rede em um amplo processo de escuta, avaliação e fortalecimento das estruturas de serviço à missão socioambiental da Companhia de Jesus no Brasil.
A programação teve início com uma Mística de Acolhida, criando um ambiente de fraternidade e disposição para o trabalho comum. Em seguida, o secretário para a Justiça Socioambiental da Província BRA, Pe. Jean Fábio Santana, SJ, conduziu a abertura oficial, reforçando os avanços do processo de reorganização da Rede iniciado em 2024.
No primeiro momento de reflexão coletiva, intitulado “Rememorando o Caminho”, o Pe. Jerfferson Amorim de Souza, SJ, e Tatiane Sant’Ana apresentaram a trajetória da RJSA, retomando marcos importantes, como o Decreto 4 da CG 32, que fundamentou a missão jesuíta voltada à justiça social, e a criação da Comissão de Justiça Socioambiental, estruturada no segundo semestre de 2024.
Na tarde do primeiro dia, ocorreu uma das atividades mais estratégicas do encontro: a oficina sobre Incidência em Rede, conduzida por Catarina de Santana Silva (Fé e Alegria) e por Luiz Felipe Lacerda, secretário executivo do OLMA.
O objetivo da oficina foi promover um diálogo coletivo sobre as agendas de incidência prioritárias da Rede e construir elementos para um futuro plano de ação integrado, reforçando o papel do OLMA no apoio técnico, metodológico e formativo das iniciativas socioambientais da Companhia de Jesus no Brasil.
Durante o encontro, foram aprofundadas as mudanças implementadas na RJSA desde 2024, como:
Essas ações consolidam um modelo de gestão coletiva e responsável, que tem orientado as obras jesuítas a atuarem de forma articulada em defesa da justiça socioambiental.
No segundo dia do encontro, a atividade de Mesa de Diálogo sobre Mobilização de Recursos reforçou, por meio de uma dinâmica prática, que resultados mais amplos só são possíveis quando o trabalho é realizado em colaboração. A partir desse debate, foram definidos três eixos estratégicos para 2026:
O encontro representou um marco de fortalecimento institucional, renovando o compromisso de toda a Rede com um trabalho estruturado e fiel ao chamado da Companhia de Jesus para a promoção da justiça socioambiental, do cuidado com a Casa Comum e da defesa da dignidade humana.