A Secretaria de Justiça Social e Ecologia (SJES), lançou neste mês de julho a 135ª edição de Promotio lustitiae sobre o tema: Mineração Mineral: Benefício ou Maldição? – que traz reflexões sobre a complexidade da mineração mineral.
Esta edição compilou 12 estudos de caso que refletem sobre o que está acontecendo com comunidades vulneráveis em todo o mundo. Esses casos documentados mostram uma longa tradição de acompanhamento das comunidades, principalmente os grupos indígenas, afetados por conflitos de mineração no Sul Global.
Na última análise desta edição, eles ouviram experiências concretas de pessoas e comunidades e suas reflexões aprofundadas que desafiam a todos a promoverem a justiça socioambiental e a ecologia integral. Os casos compartilhados revelam práticas predominantes no extrativismo industrial.
A rede Justiça na Mineração, uma das quatro Redes Globais de Advocacia Inaciana (GIAN), que reúne centros sociais jesuítas, ONGs e Universidades que promovem a ecologia integral e a justiça socioambiental em contextos relacionados à mineração, contribui para essa edição. Cada artigo apresenta o contexto, a realidade da atividade da indústria extrativa, sua relação com as populações locais, as ações do poder público e experiencia pessoais e comuns.
Esta é uma continuação e uma atualização do PI – 118 de 2015 dedicado à “Governação dos recursos minerais: desafios e respostas”, com um foco renovado no trabalho realizado por indivíduos, organizações e comunidades que colaboram com a rede Justiça na Mineração.
Aproveite a leitura fluida e cheia de revelações, ela está disponível nas versões PDF, Epub e Mobi. Além disso, pode ser baixada e compartilhada gratuitamente:
https://www.sjesjesuits.global/documents-category/promotio-iustitiae/