A Copa dos Refugiados será realizada no dia 26 de março de 2017, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, no dia do aniversário da cidade. Trata-se de um torneio de futebol com migrantes e refugiados representando seus países de origem.
Seu objetivo é a integração social, num evento que gere maior protagonismo a essas pessoas que escolheram o Brasil como seu novo lar. O evento contará, além do torneio, com diversas ações de inclusão social, digital, cidadã e trabalhista.
Saiba mais sobre a Copa:
A Copa dos Refugiados nasceu em 2014 em São Paulo, a partir da iniciativa do refugiado congolês Jean Katumba, fundador da ONG “África do Coração”. Seu objetivo principal é a integração dos migrantes e refugiados à sociedade, num evento que visa gerar maior protagonismo a essas pessoas que escolheram o Brasil como seu novo lar.
(veja o video da primeira Copa dos Refugiados – link https://www.youtube.com/watch?v=42uJzuzkTMs)
Em 2016, Jean solicitou nosso apoio para engrandecer ainda mais essa bela ideia. A Ponto – ideias que geram lucro social, é uma agência de inovação que desenvolve projetos de impacto para um mundo melhor e mais justo.
Nos unimos ao Jean, e a muitos outros parceiros valorosos, para organizar uma nova edição da Copa, com toda projeção que ela merece. Em 2017, traremos a Copa dos Refugiados para Porto Alegre, para um estádio de primeiro mundo, a Arena do Grêmio. Ela será realizada no dia 26 de março, data em que a capital gaúcha completará 245 anos.
Mas nessa edição, não teremos apenas um torneio de futebol: a Copa dos Refugiados 2017 – Porto Alegre Host City, terá uma série de ações paralelas que vão gerar um impacto real na vida dos migrantes e refugiados, com muita inclusão social, digital, cidadã e trabalhista.
Algumas dessas ações:
– facilitar o contato dos refugiados com suas famílias que não vieram para o Brasil, com ações como o “video recado”, que postaremos no site da Copa e nas redes sociais para que nossos atletas enviem mensagens aos seus familiares e amigos.
– convidaremos “olheiros” e representantes de equipes amadoras da cidade, para captarem novos atletas e assim gerar uma verdadeira integração social entre os povos.
– no nosso site, teremos a ação “realize um sonho”, onde os atletas irão compartilhar alguma necessidade imediata, conectando-os a pessoas e empresas que queiram ajuda-los a realizar esses sonhos. Vamos abrir as “portas da esperança”!
– teremos ações de empregabilidade junto à Prefeitura, empresas e grupos de redes sociais, focadas na conexão dos refugiados com oportunidades de emprego. Criaremos o álbum de figurinhas da Copa, com as fotos e mini currículos dos nossos atletas.
– serviços complementares gratuitos, como exames básicos de saúde e auxílio jurídico também serão contemplados, num dia de muita integração e inclusão.
Mas o mais importante é a continuidade. A Copa acontecerá em apenas um dia, mas todas essas ações se estenderão ao longo do ano, em parceria com entidades e empresas apoiadoras do projeto, como:
ASAV: A Associação Antônio Vieira é a entidade que apoia e representa os migrantes e refugiados no Rio Grande do Sul, com o respaldo da ACNUR, Agência da ONU para Refugiados.
ABACE: A Associação Buriti de Arte, Cultura e Esporte é uma ONG criada pelo ator e humorista Fábio Porchat, e nossa grande parceira nesse projeto.
ARENA DO GRÊMIO: A empresa que administra um dos estádios mais modernos do Brasil está nos apoiando com suporte técnico na execução do evento e possíveis ações futuras.
PREFEITURA DE PORTO ALEGRE: a prefeitura dará apoio nas ações paralelas e nos trâmites burocráticos, atuando como facilitadora na execução da Copa e em outros serviços.
Em breve divulgaremos aqui outros parceiros e apoiadores desse audacioso projeto. Gente que acredita na causa dos refugiados e quer tornar a Copa dos Refugiados um evento marcante na vida de todos nós.
Rodrigo Vicêncio
Rodrigo.vicencio@lucrosocial.com
Cláudio Eduardo de Oliveira
claudio.oliveira@lucrosocial.com
Porto Alegre, 07 de fevereiro 2017