RPJSA (BRA): Seminário Nacional de Educação Popular

Entre os dias 8 e 10 de abril, o OLMA (Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida) promoveu o Seminário Nacional: Artes e Ofícios em Educação Popular, na Casa de Retiro Irmãs Paulinas, em São Paulo (SP).

Com o apoio da Fundação Fé e Alegria e demais obras da Companhia de Jesus que compõem a RPJSA (Rede de Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil), o seminário buscou refletir sobre as práticas institucionais ligadas à educação popular, além de obter informações que melhorem os projetos que serão desenvolvidos pelo OLMA, nos próximos quatro anos.

O secretário executivo do OLMA, Luiz Felipe Lacerda, falou sobre a temática apresentada e os objetivos pautados no seminário.

“A Educação Popular deve ser o modus operandi de nossas obras sociais, trabalhos e projetos se, realmente, desejamos caminhar ao lado dos empobrecidos e superar os abismos da desigualdade social. A médio e longo prazo, a repercussão é, também, muito significativa, pois o objetivo central foi traçar indicativos, planos e propostas para o trabalho que pretendemos desenvolver no campo da formação e da incidência política em rede”,

disse.

O Seminário Nacional de Educação Popular é resultado de um processo de articulação em rede, desenvolvido entre 2016 e 2018. Nesse período, 12 oficinas e quatro seminários sobre Educação Popular foram elaborados para a promoção reflexiva e conhecimento das experiências vividas em alguns estados onde as obras jesuíticas estão presentes – Amazonas, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará e Distrito Federal.

“O Seminário foi um momento de aprofundamento com os princípios da educação popular. Ele promoveu um espaço de refl exão de nossas práticas institucionais e destacou a necessidade de pensarmos esses processos de formação e incidência, nos próximos anos, sob um tripé formativo: Educação Popular/Pedagogia Inaciana/Ecologia Integral”,

ressaltou Luiz Felipe.

Nesse sentido, cada dia do seminário foi guiado por um eixo reflexivo:

  1. A Educação Popular e os temas emergentes no mundo e no país.
  2. Eu, sujeito crítico e consciente, em busca de autonomia.
  3. Propostas e perspectivas de trabalho em rede para o futuro.

O encontro contou com assessoria e colaboração do Prof. Luiz Augusto Passos, doutor em Educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), que avaliou o tema implantado pelo OLMA.

“Acho que o momento da educação popular tem que voltar nas raízes radicais, que é a nossa contribuição para as maneiras de ressaltar a dignidade de toda Terra, toda criatura, animais, plantas, rios e águas. Que tenhamos esta dimensão presente como comunhão”,

disse.

Dentre os assuntos abordados no encontro, Luiz Augusto Passos destacou A importância da diversidade nos dias de hoje. Para ele, o processo de escuta é essencial para criar o diálogo colaborativo e com respeito ao próximo.

“A importância, neste momento, é de a gente fazer nossa luta a favor de toda a diversidade. Cada um de nós tem a obrigação de dizer a sua palavra, de expressar essa diversidade e buscar a palavra que permita que eu diga para outras pessoas como seria essa visão de mundo. É o momento de se compreender, de se amar pelo diverso, pois todos nós, universalmente, somos diferentes”,

concluiu.

Revista “EmCompanhia”, página 21: em-companhia-ed54-impressao


Saiba Mais

O Seminário Nacional: Artes e Ofícios em Educação Popular foi uma iniciativa do Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), com apoio da Fundação Fé e Alegria do Brasil e demais obras que compõem a Rede de Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil (RPJSA). Este ano aconteceu entre os dias 8 e 10 de abril de 2019, em São Paulo.

O Seminário teve como um dos objetivos a promoção reflexiva e vivencial de nossas equipes de trabalho sobre a temática da educação popular e suas possíveis contribuições em nossas práticas institucionais, frente as atuais conjunturas nacionais e em observância as nossas Preferências Apostólicas e nossos Modos de Proceder. Desta forma, objetivou, principalmente, sistematizar subsídios para a consolidação de uma proposta contundente de ação no campo da educação popular, a ser empregada pelo OLMA, nos próximos 4 anos.

Visto isto, as participações foram desenhadas pela equipe de organização garantindo a) presença dos conselheiros e conselheiras nacionais do OLMA; b) coordenações e representantes de demais obras e serviços sociais, assim como de Instituições de Ensino Superior que compõem a RPJSA; c) representantes de Núcleos de Fé e Alegria que vêm acompanhando e compartilhando trajetória com o OLMA na educação popular nos últimos anos.

É importante frisar que o Seminário Nacional de Educação Popular não foi uma atividade isolada, mas sim fruto e culminância de um processo em rede, desde as organizações locais, que se desenvolveu nos últimos três anos. Desta forma, além de celebrativo e reflexivo, o seminário carregou forte cunho propositivo.



Memória do Itinerário

Dia 27 de agosto de 2016 recordava-se a Páscoa de Dom Luciano Mendes de Almeida, data em que nascia, formalmente, o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental que a ele homenageia (OLMA). Em 31 de agosto do mesmo ano, encerrou-se o desdobramento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, resultando na cassação de seu mandato. Por fim, entre 14 e 16 de outubro de 2016 aconteceu em Brasília a Assembleia temática da extinta Plataforma Apostólica do Centro Oeste (PACO) que abordou a Educação Popular.

Nesta conjuntura inicial foi que a equipe diretiva do OLMA, posteriormente endossada pelo Conselho Nacional de Coordenação deste observatório, avaliou e assumiu, em sua II reunião ordinária (02/17), a Educação Popular enquanto uma de suas principais diretrizes de atuação em vista a superação dos abismos das desiguales sociais e na promoção das relações justas com os outros, consigo mesmo e com os dons da criação.

Reconhecendo os processos e avanços já desencadeados por inúmeras obras da Companhia de Jesus no Brasil sobre Educação Popular durante décadas anteriores e compreendendo a Fundação Fé e Alegria enquanto uma de nossas mais importantes referências para tal temática dentro da RPJSA, muito antes de recriar ações e duplicar projetos, decidimos ir as localidades, conhecer, sistematizar e potencializar experiências em curso, operacionalizadas por nossas obras.

Desta forma, entre 2016 e 2018 o OLMA protagonizou junto com algumas obras da RPJSA 12 oficinas e 4 seminários sobre Educação Popular no Amazonas, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul (envolvendo obras de Santa Catarina e Paraná), Pará e Distrito Federal.

O Seminário Nacional: Artes e Ofícios em Educação Popular representa, portanto, a culminância deste processo. O Momento de refletir, somar as experiências vividas e traçar um projeto mais audaciosos, coletivo e colaborativo rumo ao futuro.