O projeto de Aprendizagem para uma Ecologia Integral está voltado para capacitar, acompanhar e incidir na educação popular diferenciada de lideranças locais e comunitárias a partir das experiências concretas, encarnadas e inspiradoras da vida cotidiana amazônica, sintonizado também aos principais marcos que legitimam uma igreja missionária, a chamada igreja “em saída”, isto é, sendo uma igreja comprometida, a serviço do reino em diálogo com o mundo, inculturada na realidade histórica, inserida na sociedade, encarnada na vida do povo. Em consonância também com o Plano Apostólico da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA). Dessa forma, o projeto busca criar processos abertos de reconciliação pessoal, comunitária e com a natureza, de modo que as pessoas se tornem cidadãos/as abertos/as ao diálogo, mediante debates, fóruns e encontros de sensibilização na perspectiva de novas sociabilidades, privilegiando também o conhecimento técnico-científico de forma a capacitar “polinizadores localmente engajados”, mas também globalmente conectados na defesa e Promoção da Justiça Socioambiental.
O Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental – SARES realizou na última terça-feira (18/09/18), o primeiro encontro do 3° Módulo do Curso Polinizadores, com o tema “Mudanças Climáticas e Migrações”. O curso é uma iniciativa do SARES em parceria com o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social para pessoas engajadas nas causas socioambientais. Agradeço o convite para ministrar a primeira aula do módulo junto com essa turma super experiente e engajada. Muito motivadora a nossa troca de experiências e saberes. #MudançasClimáticas #Polinizadores #SARES #FMCJS