Nos dias 18 e 19 de setembro, o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) participou da 16ª Conferência Distrital de Assistência Social, que reuniu quase 500 pessoas entre usuários, trabalhadores, gestores públicos e representantes de entidades do Distrito Federal.
Com o tema “20 anos do SUAS e os desafios para o futuro da assistência social no DF”, o encontro se consolidou como um importante espaço de escuta, diálogo e construção coletiva, no qual grupos de trabalho discutiram e aprovaram propostas para fortalecer a rede de proteção social e orientar os rumos da política de assistência nos próximos anos.
Entre os principais destaques, esteve a participação histórica dos usuários, impulsionada pelo Fórum de Usuários e por redes de mobilização social, garantindo o protagonismo da sociedade civil nas deliberações e a representação das demandas reais da população. A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, ressaltou a importância desse processo democrático: As propostas aprovadas refletem as demandas reais da população, dos trabalhadores e das entidades. É assim que fortalecemos nossa rede de proteção social.
O resultado foi um espaço de dois dias de diálogo, escuta e participação, que reforçou o compromisso coletivo com um SUAS mais democrático, inclusivo e efetivo.
O SUAS:
Criado em 2005, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo público que organiza, em todo o país, os serviços, programas e benefícios destinados à proteção e promoção social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. As conferências de assistência social, realizadas periodicamente nos âmbitos municipal, distrital, estadual e nacional, são espaços fundamentais de participação popular e controle social, nos quais a sociedade civil e o poder público constroem juntos diretrizes e prioridades para o fortalecimento dessa política pública.