Iniciou-se nesta terça-feira, dia 30 de julho de 2024, o primeiro encontro da série de cinco debates sobre a “Cúpula dos Povos: de pé frente ao G20”. Os demais seguirão sempre na última terça-feira dos meses de julho a novembro. O evento tratou do tema “A agenda do G20 e a agenda dos povos”. Os debates têm por objetivo aprofundar a discussão em torno dos impactos que as decisões da Cúpula do G20 terão sobre a vida dos povos.
Esse primeiro debate contou com a participação de Ana Priscila Alves, militante da Marcha Mundial das Mulheres, e de Ana Elisa Saggioro Garcia, Professora de Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e representante do BRICS Policy Center. Contou com a mediação de Rubén Penayo, jornalista participante da Campanha Itaipu 2023 – Causa Nacional (Paraguai).
A Cúpula do G20 ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro deste ano, no Rio de Janeiro, sob a Presidência do Brasil, reunindo chefes de Estado e de governo das 20 maiores economias mundiais. Do outro lado estarão as organizações da sociedade civil, sindicatos e centrais sindicais, redes e movimentos populares que organizarão a Cúpula dos Povos frente ao G20. Essa atividade, autônoma e independente, vai acontecer juntamente com a programação oficial da Cúpula, com o objetivo de trazer a perspectiva dos povos, denunciando as falsas soluções do G20 para as múltiplas crises da atualidade, como as mudanças climáticas e a transição energética.
As próximas edições do ciclo de debates estão agendadas para os dias: 27 de agosto, sobre o tema “Transição Energética, Água e Extrativismo Verde; 24 de setembro, sobre “Austeridade, Dívidas Sociais e Climáticas e a relação G20-FMI/Banco Mundial”; 29 de outubro, sobre “Justiça e Reparação: Colonialismo, Escravidão e Genocídio”; e 26 de novembro, sobre “Balanço: como seguimos?”.
A iniciativa do evento é da articulação do Cone Sul na Rede Jubileu Sul/Américas, em aliança com o Jubileu Sul Brasil, Alba Movimentos, Diálogo 2000 (Argentina), Tarima Digital (Paraguai), Campanha Itaipu 2023 Causa Nacional, Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe – CEAAL e a Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo. Foi transmitido ao vivo na página da Tarima Digital no YouTube e Facebook.