Em comemoração aos 40 anos da Declaração de Cartagena, realizaremos o Diálogos de Justiça e Paz no mês de julho sobre os desafios e soluções contemporâneos para migração e refúgio, especialmente em contextos de emergências climáticas.
A Declaração de Cartagena, um marco na proteção dos direitos dos refugiados na América Latina, continua a ser uma referência para abordar crises humanitárias. Hoje, com as mudanças climáticas potencializando as vulnerabilidades e deslocamentos forçados, é fundamental revisitar e renovar nosso compromisso com os princípios estabelecidos há quatro décadas.
O evento, sob o tema “Migração e refúgio em tempos de emergência climática”, reunirá especialistas e representantes de organizações internacionais e sociedade civil, como o mediador Ricardo Lobato – Sociólogo, etnógrafo e economista, especialista em Geopolítica; Flávia Reis – Advogada, especialista em Direito Público e Diretora Nacional no Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil); Carolina Claro – Professora de direito internacional, migração e refúgio no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. E integrante da Rede Acadêmica Latinoamérica sobre Direito e Integração das Pessoas Refugiadas (Rede LAREF); e Silvia Sander – Oficial de Proteção do ACNUR Brasília, ponto focal para deslocamento em contexto de desastres e cambio climático.
Este será um diálogo enriquecedor sobre a interseção entre mudanças climáticas e migração forçada, onde serão abordados temas como políticas públicas, adaptações legais e exemplos de boas práticas na proteção humanitária. A atividade é gratuita e acontece na próxima segunda-feira (01) de julho, às 19h, no auditório do Centro Cultural de Brasília e com transmissão ao vivo no canal do Youtube do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e da Comissão Justiça e Paz de Brasília (CJPDF).
Convidamos todos os interessados a participarem deste encontro significativo, que não apenas celebrará a histórica Declaração de Cartagena, mas também promoverá a conscientização e a ação em resposta às emergências climáticas e suas implicações humanitárias. Juntos, podemos avançar na criação de soluções sustentáveis e inclusivas para proteger os mais vulneráveis e construir um futuro mais seguro para todos.