No âmbito da campanha “A Vida por UM Fio”, o OLMA participou de uma importante reunião realizada em Brasília (DF) na última terça-feira (09/04) na Casa da ONU, com a Relatora Especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Situação dos Defensores dos Direitos Humanos, Mary Lawlor.
Durante sua estadia, Mary Lawlor conduziu uma série de encontros não apenas com autoridades, mas também com uma ampla gama de defensores dos direitos humanos, incluindo representantes da sociedade civil, organizações de base, povos indígenas, comunidades quilombolas, advogados e jornalistas. A especialista na ocasião disse que ainda viajará para os estados da Bahia, Pará e Mato Grosso do Sul, onde se reunirá com oficiais do governo e outros atores interessados. Essa visita foi realizada a convite do Governo Brasileiro, e o relatório resultante será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos em março de 2025.
Os objetivos principais dessa visita foram avaliar o ambiente para os defensores dos direitos humanos no país e analisar em que medida eles podem exercer seu trabalho livremente e sem medo. A Relatora com base nos relatos também irá examinar os riscos enfrentados pelos defensores dos direitos humanos, incluindo casos específicos, e revisará as leis, políticas e medidas práticas que afetam seu trabalho.
A Relatoria Especial, criada em 2000, tem como missão promover a implementação efetiva da Declaração da ONU sobre Pessoas Defensoras de Direitos Humanos. Ela desempenha um papel crucial no apoio aos países e autoridades na busca por estratégias mais eficazes e participativas para garantir a segurança dos defensores dos direitos humanos. Além disso, a relatoria aborda desafios globais que se beneficiam do trabalho desses defensores, como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, combate à fome e ao racismo sistêmico.