Após longa preparação, iniciou-se, no dia 22 de abril de 2024, o curso de formação “Mutirão pela Democracia”, que se estenderá até o dia 7 de junho. Destina-se a animar a realização do trabalho de base do projeto “Encantar a Política” a partir da revista “Casa Comum” sobre as eleições municipais de 2024, contribuindo para o despertar da consciência crítica na promoção da justiça socioambiental e no exercício da cidadania e para a multiplicação da formação para novas lideranças. Realizado na modalidade de educação a distância, na plataforma do Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” – CEFEP, o curso compõe-se de sete rodas de conversa para as cinco turmas formadas, contendo, cada uma, 100 participantes em média.
A primeira roda de conversa foi realizada na primeira turma, sob a coordenação de Daniel Seidel, da CBJP – Comissão Brasileira de Justiça e Paz, e de Jussara Seidel, do CEFEP. Nesse primeiro encontro, foram fornecidas as orientações gerais e o cronograma semanal de estudos da formação, além do tutorial de primeiro acesso à plataforma. Primeiramente, falou Alex Bastos, da OFS – Ordem Franciscana Secular do Brasil, a respeito do momento político brasileiro e da importância de preparação de quadros para atuar na campanha eleitoral de 2024. Em seguida, passou-se aos temas e documentos básicos do curso, começando pelo “Caderno Encantar a Política”, apresentado por Jardel Neves Lopes, Secretário Executivo do CEFEP. Trata-se de iniciativa de uma rede de organizações, serviços, pastorais sociais e organismos da Igreja Católica, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, com o objetivo de retomar questões centrais das encíclicas do Papa Francisco “Laudato Sí” e “Fratelli Tutti” e de sua Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” e aplicar seus ensinamentos à nossa realidade atual.
O assunto seguinte foi apresentado por Fábio Paes, do SEFRAS – Ação Social Franciscana, que falou sobre a oitava edição da revista “Casa Comum”, um projeto de comunicação de iniciativa do SEFRAS, que visa ampliar a compreensão sobre a agenda de direitos humanos e ambientais, gerar conhecimento e incentivar o engajamento e a mobilização social em torno de temas como soberania alimentar, economias transformadoras, enfrentamento às diversas violências e ecologia integral.
Em seguida, Pedro Ribeiro de Oliveira, da Coordenação do Movimento Nacional Fé e Política – MF&P, falou sobre o movimento, que se define como um serviço de formação e estímulo a grupos de reflexão, com o objetivo de alimentar a dimensão ética e espiritual que deve animar a atividade política, lutando pela superação do capitalismo por meio da construção de um sistema socioeconômico solidário e respeitoso da vida do planeta.
Por sua vez, Daniel Seidel apresentou mais um documento básico da Formação, que foi a Encíclica “Fratelli Tutti”, lançada pelo Papa Francisco em 2020 e que inspirou a Campanha da Fraternidade de 2024, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Sobre esse e outros assuntos correlatos, falou também Alessandra Miranda, da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora – CEPAST, da CNBB.
Separados para trabalhar primeiramente em turmas e retornando ao plenário, os participantes foram convidados a apresentar sugestões, demandas, problemas e propostas de temas de estudo. Ao final, Jussara Seidel reforçou as orientações contidas nas mensagens enviadas ao longo das duas últimas semanas.
As informações acima foram obtidas nos sites do CEFEP – Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara”; da CEPL – Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato; do MF&P – Movimento Nacional Fé e Política; da revista “Casa Comum”; da CNBB sobre o “Caderno Encantar a Política”; do SEFRAS – Ação Social Franciscana; e do Vatican News sobre as encíclicas do Papa Francisco.