A Educação Popular contemporânea se propõe a ir além dos paradigmas estabelecidos, reconhecendo a necessidade urgente de repensar a relação entre humanos e a natureza. Romper com o antigo paradigma de dominação e separação é crucial para abraçar uma abordagem que reconheça os direitos da natureza e no lidarmos com a emergência climática que o planeta está passando.
No decorrer do século XX, a percepção predominante enxergava os humanos como dominadores da natureza, uma visão que resultava na exploração indiscriminada dos recursos naturais em prol do progresso humano. Essa mentalidade gerou desequilíbrios ambientais e crises socioeconômicas que persistem até os dias atuais.
À medida que avançamos no século XXI, somos desafiados a repensar essa abordagem ultrapassada. Emergência climática, esgotamento dos bens naturais e o reconhecimento dos direitos da natureza por todos, marcam nosso tempo.
A 31ª edição do “Lendo & Refletindo”, uma colaboração entre o Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e o Centro de Promoção de Agentes de Transformação – CEPAT (PR) com a escrita de André Langer e Jonas Jorge da Silva, propõe-se a reflexão da relação entre Educação Popular e as Mudanças Climáticas.
Esta edição busca não apenas pensar sobre a importância desse debate, mas também estimular ações práticas que promovam um maior respeito e proteção a Casa Comum e seus povos. Convidamos você a se juntar a nós nessa jornada de reflexão e engajamento. Acesse o artigo e participe dessa construção vital para um presente e futuro mais equilibrado e sustentável.