Desde 2018 o Centro Alternativo de Cultura Pe. Freddy (CAC) – Centro Social da Rede de Promoção da Justiça Socioambiental dos Jesuítas do Brasil – realiza o Encontro Brincar é Urgente das crianças do CAC como culminância das atividades oferecidas ao longo do ano e conclusão das Oficinas de BrincAção realizadas em cada uma das comunidades parceira. É uma atividade proposta no Projeto Flor-e-Ser Autonomia e Protagonismo Socioambiental na Amazônia, que oferece formação a educadoras e educadores populares, atividades socioeducativas para crianças e adolescentes e atendimento socioassistencial às famílias inscritas.
No dia 24 de novembro, com o tema “Do coração crianceiro da Amazônia, ecoam canções pela paz!”, sugerido a partir das reflexões feitas pelas próprias crianças e adolescentes nos encontros de preparação, ocorreu no Clube do Servidores da SEDUC (ASSEDUC) a 5ª edição do Brincar é Urgente. Acompanhadas por uma equipe de Educadoras Populares voluntárias, arte-educadoras(es) e voluntárias(os), mais de 90 crianças vindas de sete comunidades parceiras do CAC, iniciaram o encontro com um Cortejo Brincante no entorno do clube, provocando os moradores à reflexão sobre os direitos da criança e adolescência à educação de qualidade, espaços públicos de lazer e cultura e à viverem com segurança e sem nenhuma forma de violência.
Com gritos de paz, palavras de ordem e canções populares o cortejo possibilitou às crianças e adolescentes evidenciarem seus sonhos e desejos refletidos nas Oficinas de BrincAção. A partir dos olhares e sugestões das Crianças Frenteiras (representações das crianças nas comunidades), o encontro foi repleto de mística, alegria e tranquilidade, possibilitando tempo de lazer, de jogos e de brincadeiras coletivas, animadas e direcionadas por um arte-educador voluntário.
Cleide Prata, Educadora voluntária na comunidade Jesus Libertador – Guamá/Belém, falou que seu coração estava cheio de gratidão por ver a alegria das crianças e em ouvir delas como o encontro foi maravilhoso e por escutar de suas mães, como estavam felizes por verem no rosto de seus filhos a felicidade de viverem esse dia. Vitória Assunção, criança do espaço Novo Florescer, Bairro Cipriano Santos/Belém, disse que o Encontro foi muito legal, divertido e brincante e que as pessoas foram gentis. Para ela, esse momento mudou sua vida porque a permitiu interagir com outras e acessar um espaço de lazer fora do seu bairro.
Para Pe. Valério Sartor, superior do Núcleo Apostólico Pará, o V Encontro Brincar é Urgente das Crianças do CAC foi um momento muito lindo onde as crianças tiveram a oportunidade de brincar, sorrir, gritar e se divertir, co
m muita liberdade e alegria que é próprio de serem crianças. O espaço físico e o cuidado dos educadores possibilitaram esse momento agradável e merecido para elas. Oferecer essa oportunidade para as crianças é um grande presente, com a Graça de Deus, que podemos dar a elas como reconhecimento do direito de serem crianças.
“CAC é a ciranda de todos os povos, pois brincar é urgente”