O Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA lança o Informe-Síntese sobre conflitos socioambientais no Brasil no período entre 2016 e 2022. A publicação relata, de forma concisa, aspectos relevantes das denúncias sistematizadas sobre esta pauta no país, nos últimos anos.
Trata-se de um grande acervo de informações recebidas pela secretaria executiva da instituição a partir de relatórios, documentos e informes de diferentes organizações, nacionais e internacionais, que analisam e denunciam as graves violações vivenciadas por diferentes povos e territórios neste período.
O documento está dividido em duas seções: questões socioambientais em contexto amplo onde se apresentam os retrocessos e os desmontes das políticas ambientais; e questões referentes aos povos indígenas e comunidades tradicionais, reunindo as diferentes denúncias de violações no campo dos direitos humanos e coletivos.
As denúncias socioambientais aqui sistematizadas são um alerta contundente sobre os efeitos prejudiciais que a exploração da Natureza e a negligência com as comunidades tradicionais e originárias têm causado. Cenários estes que se acentuam em tempos de governos neoliberais e fundamentalistas, apoiados no negacionismo climático, na supressão dos Direitos Humanos e na desqualificação da democracia.
Tais análises destacam a urgência na construção de políticas públicas e programas socioambientais eficazes que possam desafiar, e finalmente superar, as desigualdades historicamente enraizadas e sistematicamente reproduzidas nas estruturas da nossa sociedade.
Por fim, o Informe sistematizado pelo OLMA; a partir dos documentos produzidos por dezenas de organizações que mesmo muitas vezes sofrendo ataques e perseguições, ultrapassarem este período reafirmando seu compromisso com a vida, os povos, a democracia e a Natureza, além de servir de apoio bibliográfico e documental para diferentes pesquisas e fontes de consulta; busca manter nossa memória coletiva vigilante sobre as ameaças que determinadas correntes políticas todavia atuantes no Brasil representam, assim como os danos que podem causar caso voltem a assumir o poder.
Clique no link abaixo e tenha acesso!