A preocupação com os mananciais hídricos e a gestão pública da distribuição e abastecimento da água em Manaus foi a razão principal para a realização do 1º Seminário do Fórum das Águas. O evento ocorreu no último dia 31 de outubro, na capital amazonense.
Pe. Sandoval Alves Rocha, SJ, autor da tese doutoral “A luta pela água na Amazônia: desafios e contradições do acesso à água em Manaus”, há algum tempo está como coordenador do coletivo Fórum das Águas que reúne mais de 20 instituições mobilizadas para uma necessária e urgente incidência social, em prol de construir políticas públicas eficazes que envolvem as questões hídricas.
Durante o evento, houve palestras sobre o Mercado da água no Brasil com o representante do Observatório Nacional dos direitos à água e ao saneamento (Ondas), Marco Helano; A expansão Urbana de Manaus e a degradação das microbacias com o representante do Instituto federal do Amazonas (Ifam), Prof. MSc. José Roselito da Silva; Lutas existentes na região do Tarumã como o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Tarumã-Açu, Jadson Maciel; Água e Saneamento – gerenciamento de distribuição, captação e esgotamento com o coordenador do Fórum das Águas, Pe. Sandoval Alves Rocha; e a palestra sobre a seca de 2023 com o representante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Prof. Dr. Rogério Marinho.
Entre outras atividades, aconteceu o levante de vozes dos movimentos sociais e comunidades que retrataram as suas realidades com o serviço público das águas em Manaus e a exposição fotográfica socioambiental dos ambientalistas Valter Calheiros e Naziano Filizola. Além disso, ocorreram manifestações artísticas, uma delas tratava-se da peça “Oxigênio”, uma crítica às mudanças climáticas.
Entre os apoiadores do 1º Seminário do Fórum das Águas está o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), Preferência Apostólica Amazônia (PAAM) dos Jesuítas do Brasil, Observatório Nacional de Justiça socioambiental Luciano Mendes de Almeida, Arquidiocese de Manaus, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Conferência da Família Franciscana do Brasil.
Acesse a Matéria Audiovisual para saber mais: https://bit.ly/3FOrOSc