Entre os dias 20 e 22 de outubro de 2023, na cidade de Vera Cruz (BA), na casa de Retiros São José, aconteceu o Retiro Afro Inaciano da Articulação Afro Brasil SJ. A experiência foi fruto de uma construção coletiva, fundamentada em princípios interculturais e interreligiosos e orientada pela metodologia dos exercícios espirituais. Quase 20 pessoas oriundas de todas as regiões do país tiveram a oportunidade de retirar-se para rezar, de permitirem-se ser cuidados e cuidar a partir da conexão consigo e com os demais, do resgate de sua ancestralidade e da retomada da figura de Deus que orienta sua presença neste mundo.
Foi um tempo marcado pelo diálogo, liberdade e respeito a partir da acolhida mútua e de vivências por meio de elementos das tradições religiosas afro-brasileiras, indígenas e judaico-cristãs que nos formaram como povo forjado a partir da dor e da violência colonizadora, mas que nos permitiram chegar até aqui graças à criatividade e resistência de tantos e tantas que vieram antes de nós.
Esta experiencia foi sonhada por muitas pessoas como um espaço-tempo de cuidado, de cura, de reconhecer nossa trajetória a partir desta Articulação, de reverenciar a Criação, de tomar consciência da nossa força que foi e é construída desde os nossos ancestrais que já se encontram em Deus, mas também dos que seguem nas lutas contemporâneas inspirando a buscar nossa ancestralidade e sacralidade na luta diária; para que, a exemplo de Jesus Cristo possamos nos tornar cada vez mais pessoas livres, conscientes dos desafios de nosso tempo e dedicadas a construir uma novo tempo, que a acolha a beleza e a diversidade presente em todas as pessoas e em toda a Criação e que se comprometa com ações que favoreçam a dignidade de todas as pessoas, especialmente indígenas e afro-brasileiras.
Ao final do retiro em um espaço de partilha das marcas da experiência em cada pessoa presente, traçamos alguns indicativos das estratégias a serem implementadas nos próximos passos da Articulação Afro Brasil SJ. Em tempo, iremos compartilhar para que possamos seguir construindo coletivamente. Axé!
Márcia Rocha
Articulação Afro Brasil SJ