Água potável e limpa constitui uma questão de primordial importância por que é indispensável para a vida humana e para sustentar os ecossistemas terrestres e aquáticos. A disponibilidade de água manteve-se relativamente constante durante muito tempo, mas agora, em muitos lugares, a procura excede a oferta. Em alguns lugares cresce a tendência para se privatizar a distribuição e abastecimento da água como foi o caso da cidade de Manaus. Tornou-se mercadoria!
E para falar sobre essa temática, o Serviço Amazônico de Ação Reflexão e Educação Socioambiental- SARES convidou o Dr. e Relator Especial do Direito à Água e ao Esgotamento Sanitário das Nações Unidas (ONU), Leo Heller, para participar do nosso Paneiro de Escuta. O evento é gratuito.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Realizou pós-doutorado na University of Oxford, no período 2005-2006. Foi Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, no qual atua como professor voluntário. Concursado para pesquisador do Centro de Pesquisa René Rachou, Fiocruz. Na UFMG, dentre outras funções administrativas, foi chefe do Departamento (1995), Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduação (1995-98), Diretor da Escola de Engenharia (1998-2002) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos (2006-2008). Foi editor nacional da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (1992-2011). Foi membro do CA em Ciências Ambientais do CNPq (2008-11), seu coordenador (2010-11) e membro do CATC (2010-11). É Relator Especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário, das Nações Unidas. Tem experiência na área de saneamento básico, atuando principalmente nos temas de abastecimento de água, saúde ambiental e políticas públicas.
O evento emitirá certificado pelo Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida.
Mais Informações:
(92) 8440-9134
sares.paam@jesuitasbrasil.org.br
Fonte: SARES
(Cláudia Pereira – Articulação das Pastorais do Campo)