Brasil tem participação destacada em Assembleia de Centros Sociais da CPAL

Entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março aconteceu na cidade de Assunção, capital do Paraguai, a Assembleia Geral dos Centros Sociais da Conferência dos Provinciais para a América Latina e do Caribe (CPAL), organização dos jesuítas que congrega 41 centros sociais ao longo de todo o continente.

Na Casa dos Mártires, lugar onde aconteceu o encontro, muitos temas foram abordados a respeito do funcionamento da rede de centros sociais, sobre sua sustentabilidade e focos de atuação, intercâmbios sobre as formações políticos cidadãs que se  desenvolvem em cada realidade. Foram também realizadas análises de conjuntura da realidade latino-americana a partir dos principais eixos que constituem essa rede, a saber, democracia, direitos humanos e justiça socioambiental.

A Rede de Promoção para Justiça Socioambiental da Província dos Jesuitas do Brasil (RPJSA- BRA) foi representada pelo secretário para a Justiça Socioambiental da Província, Pe. Jean Santana; Pe. Sandoval Rocha, pelo de Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), Jonas Silva do Centro de Promoção de Agentes de Transformação de Curitiba( CEPAT),  pelo Joaci Cunha do Centro Estudos e Ação Social de Salvador (CEAS), e pelo secretário executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), Luiz Felipe Lacerda que também estava no comitê coordenador da Assembleia, na medida em que o Grupo de Homólogos em Ecologia Integra desta rede contou com a coordenação do OLMA nos últimos três anos (2020-2023).

Na ocasião da Assembleia, foi possível apresentar o trabalho realizado por este grupo de homólogos que além da coordenação do OLMA, conta com a participação do SARES, do INFOCAP do

Chile, Centro Montalvo da Republica Dominicana, ERIC de Honduras, Centro PRODH do México e SEPSI do Peru. Na ocasião destacou-se o Marco para a Orientação da Ecologia Integral construído por esse coletivo ao longos dos últimos anos de trabalho. http://www.guaritadigital.com.br/casaleiria/olma/ecologiaintegral/marcodeorientacion/48/index.html

O CEPAT, por sua vez, pôde apresentar seu programa de formação política cidadã, enquanto o CEAS trouxe a experiência que vem participando de geração de trabalho e renda junto a Rede Comparte.  O encontro terminou na quinta-feira (02), com uma análise de conjuntura da própria rede, que abre novo ciclo de gestão, ainda sob a coordenação do Centro Gumilla, da Venezuela.  Importante frisar que o encontrou contou com a presença do Secretário para Justiça e Ecologia da Companhia Universal Pe. Xavier Jeyaraj.

Durante reuniões paralelas ao longo da Assembleia, o secretário executivo do OLMA esteve também reunido com representantes de ALBOAN e Entreculturas, apresentando possibilidades de cooperação internacional no âmbito da Semana de Estudos Amazônicos (SEMEA), da Rede Nacional de Geração de Trabalho e Renda e da Formação Nacional em Educação Popular.

As lideranças brasileiras que estiveram no encontro avaliam que esse momento é sempre importante para que se possa criar comunhão entre as diferentes obras do continente latino-americano e caribenhas, que apesar de apresentarem ampla diversidade entre si, conseguiram perceber as similaridades de seus desafios e de seus modos de proceder. Está foi a primeira assembleia presencial após três anos de encontros virtuais por conta da pandemia de COVID-19.

Destaca-se também o maior envolvimento dos centros sociais brasileiros nas estruturas da CPAL, principalmente na rede de centros sociais, desde o compromisso que assumiram na assembleia que aconteceu em Salvador (BA), em 2018. Na ocasião a rede de Centros Sociais agradeceu, celebrou e despediu-se do atual presidente da CPAL Pe. Roberto Jaramillo, que em breve será destinado a nova missão.