Dia Mundial da Justiça Social

A Assembleia Geral reconhece que a justiça social é indispensável para a conquista e manutenção da paz e segurança dentro e entre as nações. “A justiça não pode ser alcançada na ausência de paz e segurança, ou na falta de respeito por todos os direitos humanos e liberdades fundamentais”.
 
>> Existem várias barreiras a serem quebradas para a garantia e defesa dos direitos humanos, mas reconhecer que é necessário dar visibilidade às causas sociais através da pacificidade das nações, é um grande passo para a promoção de igualdade.
Para a Rede de Justiça Socioambiental, dentro de uma perspectiva ligada a Ecologia Integral, a justiça social faz parte da Justiça Socioambiental.
 
“Entende-se por Promoção da Justiça Socioambiental (PJSA) todas as ações que têm como objetivo colaborar para a superação das injustiças presentes em nossa herança histórica e reproduzidas pelo atual modelo de desenvolvimento extrativista e financeiro, gerador de desigualdades sociais e de agressões ambientais inomináveis. A rigor, dentro da perspectiva da concepção de Ecologia Integral apoiada na Teologia da Reconciliação, que nos foi apresentada pelo Papa Francisco, existe uma sinalização implícita do conceito de (in)justiça envolvendo o nosso convívio na Casa Comum, em todas as esferas de relações, com o convite para um processo urgente e necessário de reconciliação e construção de relações justas.
 
>> Trata-se basicamente de todas as relações que o ser humano empreende: as relações com Deus; as interpessoais, de geração, de gênero, étnico-raciais, religiosas, culturais, sociais, políticas, econômicas e, também, com os dons da Natureza.” (MPJSA, 2022).