Província dos Jesuítas lança Relatório de Justiça Socioambiental

A Província dos Jesuítas do Brasil lançou seu quarto Relatório das Ações de Justiça Socioambiental referente a 2020 e 2021.  O documento retrata as ações realizadas pela província em um momento delicado no qual o mundo vivia, a pandemia de Covid-19. Traçar estratégias para superar esse momento adverso, e buscar alternativas para continuar evangelizando, foi uma das temáticas relatadas. O olhar delicado e sereno para aqueles que mais necessitavam de ajuda, nos mostra o quão importante são as ações das Obras  Jesuítas, presentes nas 5 regiões do país.

“Este documento é um importante instrumento de visibilidade para a nossa missão apostólica. Por meio dele, temos a esperança de tornar as pessoas e instituições mais sensíveis a esta nova realidade e quem sabe estabelecer novas parcerias. Juntos somos capazes de grandes transformações sociais, tornando o mundo onde a justiça e a fraternidade caminham lado a lado”, escreve Pe. Mieczyslaw Smyda, Provincial do Brasil.

Ao longo de 76 páginas, o leitor poderá encontrar as 4 Preferências Apostólicas adotadas globalmente pela Companhia de Jesus.: Mostrar o caminho para Deus através dos Exercícios Espirituais e do discernimento; Caminhar com os pobres, os descartados pelo mundo, os vulnerados em sua dignidade, em uma missão de reconciliação e justiça; Acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança e Colaborar com o cuidado da Casa Comum. Além do mais, é possível conhecer as diferentes atuações dos Apostolados no Brasil, um trabalho amplo, desde a educação até a saúde. São mais de 80 iniciativas desenvolvidas por Paróquias e Mosteiros, Colégios e Universidades, Projetos e Serviços Sociais, Centros de Espiritualidade, entre outros.

Para o Pe. José Ivo Follmann, então Secretário para Justiça Socioambiental da Província, o Relatório tem um papel importante de mostrar a rede como um todo. Através dele, se tem uma ideia da força da província e das ações realizadas pelas intuições que a compõem, é uma forma didática de estimular os trabalhos.

“A ideia dos relatórios, desde sua origem, é de prestar conta a sociedade do que é a entidade que é a Província dos jesuítas e o que realizam dentro do campo da justiça socioambiental. O relatório não consegue abranger tudo o que feito, mas se tem uma ideia das ações realizadas”, completa.

O Relatório de Justiça Socioambiental será impresso e distribuído entre as Redes da Província, um momento importante e engrandecedor do trabalho realizado diariamente por leigos(as) e jesuítas, se doando para realizar ações mais justas e igualitárias.

O documento também está disponível de forma virtual através do link a seguir: https://bit.ly/3iqJwCM