Nota informativa do Olma sobre a COP- 15

Convocada pelas Nações Unidas e sediada em Montreal, Canadá, realizou-se, entre 7 e 19 de dezembro de 2022, a segunda reunião da 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, a COP-15. A primeira reunião ocorreu em Kunming, China, em 2021. Ambas foram presididas pela China e adotaram o lema “Civilização Ecológica: Construir um futuro compartilhado para toda a vida na Terra”.

A COP-15 realizou-se juntamente com a 10ª reunião da Conferência das Partes do Protocolo de Cartagena (COP-MOP 10) e a 4ª reunião da Conferência das Partes do Protocolo de Nagoia (COP-MOP 4).

Aqui cabe lembrar que os Protocolos de Cartagena e de Nagoia fazem parte da importante Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que foi aprovada em 1992, no Rio de Janeiro, durante a 2ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como Rio-92 ou Cúpula da Terra. A Convenção conta com a adesão de 196 países e visa enfrentar as ameaças à biodiversidade e aos ecossistemas, oriundas da poluição e mudanças climáticas, da fragmentação e perda de habitats, da introdução de doenças provenientes de espécies exógenas e exóticas, da sobre-exploração de plantas e animais, do uso de híbridos e monoculturas na agroindústria e dos programas de reflorestamento.

 

Acesse a nota na íntegra e fique por dentro!

Nota do OLMA -COP 15