O Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida -Olma, lançou virtualmente duas séries de publicações socioambientais no final de novembro e início de dezembro. Uma buscando apoiar o fortalecimento, compreensão e promoção da diversidade cultural dos povos e comunidades tradicionais no Brasil e outra criada enquanto publicações pedagógicas para pensar sobre o diálogo inter-religioso e a educação para as relações étnico-raciais.
Das obras, foi apresentada a continuação da Série Saberes Tradicionais:
Volume 4: A capoeira Joga com a Dureza da Vida – Resgata a ancestralidade da capoeira para lidar com as questões de preconceitos, como a capoeira pode ser importante na construção de conexões multidisciplinares e produção de ideias;
Volume 5: Pintando a Psicologia de Jenipapo e Urucum – Conta a subjetividade indígena e a importância da representatividade dos mesmos em busca de transformações sociais, políticas, afim de quebrar barreiras;
Volume 6 – “A Escrevivência e os Indicadores de Bem-estar para Povos Tradicionais – mostra a necessidade de construção de indicadores de bem estar para povos tradicionais específicos de matriz africana, e a resistência desses povos em busca do fortalecimento de identidade ancestral de povos de religiões.
Esses livros são resultados de um compromisso assumido pelo OLMA junto a lideranças de povos tradicionais e originários do Brasil ao longo das diversas edições da Semana de Estudos Amazônicos (SEMEA), quando estes denunciavam a não abertura do mercado editorial para a publicação de suas obras e saberes.
Também foram lançadas as Cartilhas Pedagógicas volumes 1- Indicadores de Bem-estar para Povos Tradicionais; 2 – Candomblé; 3 – Diálogo Inter-religioso; e 4 – A evangelização e o povo negro. Tratam de temáticas étnico-raciais e inter-religiosas na construção de reflexões, sob a perspectiva da Ecologia Integral e Justiça Socioambiental, sobre diversidade religiosa, racial, cultural e bem viver de povos tradicionais.
A coletânea faz parte de uma produção do Olma, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, Pastoral afro-brasileira, Unisinos, Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, Universidade Federal do Paraná, Núcleo de Arte e Educação, Artes Licenciatura e Gilda Linguagem, Diferença e Subjetivação.
Os vídeos de lançamentos das séries estão disponíveis nos links abaixo, confira: