JORNADA INTERNACIONAL DOROTHY STANG – 07 a 13 de fevereiro

“Em defesa da Amazônia. Pelo legado de Dorothy. Fora Bolsonaro”.

07 a 13 de fevereiro.

https://idademidia.org/jornada-internacional-dorothy-stang/

Lutas de todo o mundo se encontram na Jornada Internacional Dorothy Stang, uma ação global pela vida, em defesa da Amazônia e do legado de Ir. Dorothy. Pluralidade é a palavra-chave! Movimentos sociais, coletivos, lutadores e lutadoras do povo reúnem-se junto à iniciativa coordenadas pelo Comitê Dorothy, entre os dias 7 e 13 de fevereiro, realizando atividades autônomas, participativas, democráticas e criativas.

Com o lema “Em defesa da Amazônia e do legado de Ir. Dorothy – Fora Bolsonaro!” a jornada deste ano busca dar visibilidade às diversas faces e realidades da Amazônia, sobretudo a brasileira. Território onde Dorothy Stang lutou com amor para defender os povos e a floresta; onde tombou na terra como semente de justiça e libertação social.

Neste momento, diversos coletivos, movimentos e organizações estão chegando com suas propostas e apresentando atividades para integrar a vasta programação oficial. Para participar da construção coletiva em 7 dias de ações integradas, é preciso fazer parte dos Grupos de Trabalho do Comitê Dorothy e, criar os próprios grupos para executar as ações em nível local.

Entre nesse link para inscrever a sua Atividade e Organização Socio-Cultural:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfs0gQN4z2JtdR64AjXqoFarj-MLGcYOtZFCjc9JfwFJv2XFw/viewform?usp=sf_link

A Organização da Jornada acontece através dos Grupos de Trabalhos transversais e uma Coordenação Geral, responsável pela articulação institucional e logística estrutural de ação. Os principais Grupos de Trabalho ou GT’s são: Comunicação; Sistematização; Celebração Inter-religiosa e Memoria Arte e Cultura.

Os grupos de trabalhos são descentralizados e podem funcionar na capital do Pará ou em outras localizações de atividades. Assim como, cada grupo, movimento, coletivo, tem a autonomia para criar os GTs.  Assim, propor ações de caráter ecumênico, religioso, político e ao mesmo tempo para anunciar e denunciar a omissão, negligencia e impunidade, frente a assassinatos de ambientalistas, defensores e defensoras de direitos humanos, na Amazônia de modo geral, no estado do Pará em particular.

Entre as principais atividades da jornada, adaptadas às atuais condições sanitárias do gradual contágio pela variante ômincron e H2N3 da gripe, terão grande inserção virtual através de Lives para Debates e Seminários, intervenções artísticas, de teatro, dança, prosa, leitura das cartas de Dorothy, exibição de filmes e apresentações musicais. Além, do ato culminante com a Celebração Inter-religiosa de lideranças religiosas, grupos e movimentos dos vários estados e países… Itália, Estados Unidos, Cuba e Brasil. Assim como, dos estados brasileiros: Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso.

Entre os resultados esperados, a Jornada Internacional irá elaborar um documento final assinado por todas as organizações participantes, denunciando e cobrando providências sobre os casos de assassinatos no campo e demais temas em debate nas atividades como a questão indígena. Em defesa da Amazônia, da região Amazônica e seus Povos, os Amazônidas! Pois, defender a floresta é defender os povos que vivem nela! Que seja nossa insígnia saber que “A morte da Floresta é o fim da nossa vida!”.

Os ‘Eixos’ estruturantes servem para orientar cada organização nas atividades ligadas à Jornada. E quais seriam os 3 Eixos desta Jornada? Violência e assassinatos no campo; Territórios violados: a situação indígena, quilombola, ribeirinhos e Martírio, Memória e Resistência na Amazônia, que fala sobre o martírio de lideranças e estratégias de resistência.

O Instituto Idade Mídia – comunicação para Cidadania integra o Comitê Dorothy Stang e assina a Nota Manifesto de Lançamento da Jornada. Estamos junto ao Grupo de Trabalho GT de Comunicação e todas as atividades da Jornada Internacional terão destaque na programação da Rádio Ribeirinha Libertadora e Canal IMTV.

Participe também desta manifestação plural e colaborativa. Traga seu coletivo ou movimento! Seja agente da Comunicação Popular e Contra hegemônica na Jornada: Reposte, Compartilhe nas ruas e nas redes!

Seja a resistência. Dorothy Vive! Sempre! 

Para mais informações, clique no link: www.facebook.com/dorothystangpa/

Apoio: Instituto Idade Mídia – Comunicação para Cidadania. pela Rádio Ribeirinha Libertadora e Canal IMTV.

#DorothyStang #ForaBolsonaro #JornadaInternacional #DorothyVive  #EmdefesadaAmazonia

? A morte da Floresta é o fim da nossa vida! ?