O Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e a Fundação Fé e Alegria do Brasil iniciaram em 28 de abril, as Rodas de Conversa 2021 sobre Educação Popular com cerca de 60 participantes de diversas obras, centros sociais, programas e serviços. O objetivo é trabalhar de forma leve e criativa, gerar espaços de trocas de saberes e reflexões sobre as práticas e aprofundamentos teóricos da educação popular e suas correlações com a pedagogia inaciana.
Para a condução do primeiro encontro participou o Pe. Adriano Hahn, mestre em Ciências Sociais em São Leopoldo, UNISINOS (2018-2020) e integrante do Serviço Amazônico de Ação e Reflexão Socioambiental – SARES. Hahn trouxe falas a respeito da educação popular para nossas práticas socioambientais. Falou sobre perspectivas da relação entre amor, diálogo, humanidade, esperança e fé no trabalho educativo.
Além dele, Mariangela Risério, mestre em gestão educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e diretora do Colégio Antônio Vieira – Salvador (BA), contribuiu com aspectos da pedagogia inaciana e os caminhos itinerários de trilhas pedagógicas para o crescimento e descoberta pessoal de educandos e educadores.
Também esteve presente o Pe. José Robson Silva Sousa, mestrando em Gestão Educacional também pela UNISINOS. Robson atualmente é diretor acadêmico do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora (MG). Robson contribuiu com reflexões sobre o diálogo entre Paulo Freire e Santo Inácio e sobre como essas duas personalidades e suas atuações fundamentam todo o trabalho educacional da Rede Jesuítas no Brasil na construção de um mundo mais justo e solidário.
Os enfoques das formações foram desenhados a partir das próprias contribuições daqueles e daquelas que participaram do primeiro ciclo de encontros ao longo de 2020. Para isto, a ideia é exercitar conjuntamente a escuta ativa, partilha e a vivência em três encontros virtuais que acontecerão em junho e agosto.