O Secretariado de Justiça Social e Ecologia e Ecojesuit, juntamente com os quatro Secretários Apostólicos da Companhia de Jesus, os seis Presidentes das Conferências Jesuítas, os diferentes Delegados Sociais das Conferências da Companhia de Jesus, os Provinciais, os quatro Coordenadores do A Rede GIAN, os Reitores e Diretores das Instituições Jesuítas, as Redes Inacianas, as Comunidades Jesuítas e as Organizações da Rede Xavier, decidiram se comprometer e defender a justiça climática em face da próxima COP 26.
O ímpeto de seu compromisso está na necessidade urgente de ações concretas para cuidar de nossa casa comum, que já está prestes a sofrer uma degradação climática ainda maior até o ano 2030; o fracasso na implementação do Acordo Climático de Paris de 2015; o apelo insistente da Igreja através das Encíclicas do Papa Francisco (Laudato si ‘e Fratelli Tutti), e o desejo da Companhia de Jesus, expresso nas Preferências Apostólicas Universais, de cuidar da nossa casa comum.
A injustiça ecológica é uma expressão das injustiças sociais de nosso mundo. O compromisso de defender a justiça climática, portanto, torna-se um passo significativo na caminhada com os excluídos (os pobres e os marginalizados). Por isso, a família inaciana e seus colaboradores desejam ardentemente que a COP 26 se transforme em um fórum de tomada de decisões, especialmente para finalizar o Acordo de Paris, encontrar soluções que respeitem os direitos humanos e permitir que as nações alcancem metas zero. Emissões até 2050, mobilizar fundos para financiar projetos de justiça climática em países em desenvolvimento, garantir a responsabilidade corporativa por suas emissões e integrar soluções baseadas na natureza.
Ao defender o acima exposto, por sua vez, a família inaciana e os colaboradores também se comprometem a mudar suas vidas e estilo de vida em consonância com os objetivos do Acordo de Paris de 2015, para exercer uma liderança servil, para acompanhar e agir em solidariedade com os marginalizados do mundo e promover formas indígenas de proteger o ecossistema.
Você pode ler o documento completo aqui: Rumo à COP26: Advogando por justiça climática. Um compromisso interno da família inaciana