VII REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DE COORDENAÇÃO DO OLMA

Coordenadores de obras, núcleos e centros sociais que integram a Rede de Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil participaram da VII Reunião do Conselho de Coordenação do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), nos dias 11 e 12 de abril, na Casa de Retiro Irmãs Paulinas, em São Paulo (SP).

No encontro, foram discutidos a otimização da gestão em rede, seguindo os três pilares circulares (formação, organização e incidência), e as propostas do Seminário Nacional de Educação Popular, em uma roda de conversa com o padre Carlos James, vice-presidente de Ação Pública de Fé e Alegria. Em seguida, foram elaboradas estratégias que devem ser adotadas e alinhadas para incentivar a participação popular na Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema Fraternidade e Políticas Públicas.

Também publicado na página 21 do “Em Companhia” de abril de 2019: https://olma.org.br/wp-content/uploads/2019/02/em-companhia-ed54-impressao.pdf


Sobre a programação da reunião

Abertura e informes

“Artigo VII
Por decreto irrevogável fica estabelecido
o reinado permanente da justiça e da claridade,
e a alegria será uma bandeira generosa
para sempre desfraldada na alma do povo.”

A reunião começou com a leitura do poema “Os Estatutos do Homem” de Tiago de Mello e, logo em seguida, com  informes gerais a partir do conhecimento dos materiais que foram entregues em pastas, aos presentes. Entre eles por exemplo o calendário 2019 da rede.

  • O calendário, iniciativa do OLMA, é um material de uso/divulgação interna e busca sistematizar as agendas prioritárias das obras que compõem a rede em um único documento – buscando ajudar a visibilizar as ações da rede dentro de nossas instituições e assim, que nossas equipes possam ampliar, de maneira autônoma, as ações colaborativas.

Você pode fazer o download da versão pública do calendário aqui: calendario2019olmapublico

 

  • Também foi distribuído um bótom do OLMA: o pequeno presente representa simbolicamente o convite concreto para que, na medida do possível e quando as coordenações acreditem ser pertinente, utilizem a logomarca do OLMA nas publicações, eventos e propagandas de suas obras.

 

Além disso foram distribuídos materiais relativos às demandas da rede como 1) “Pauta dos próximos 4 anos da Frente Parlamentar Ambiental”; 2) ‘Sistematização do rombo das contas públicas produzido pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública”; 3) “Lista de monitoramento de proposições parlamentares que atualmente tramitam no legislativo”; 4) “Agenda REPAM Universidades 2019-2029” – na qual o OLMA tem colaborado e que busca sensibilizar as IES católicas no Brasil a desenvolverem agendas ligadas a Amazônia nos próximos dez anos e, 5) “Publicação ‘Por um Só Corpo’ – que traz reflexões sobre nosso trabalho de rede a partir de dimensões teóricas anteriormente estudadas pelo conselho e de dimensões práticas a através das experiências de animação e participação de redes que temos acompanhado nos últimos três anos”.


Roda de conversa sobre as aprendizagens do nosso percurso em rede

Desenvolvermos de maneira coletiva o retrospecto e a memória de nossa rede e da caminhada do Observatório. Reafirmamos a convicção de trabalhar em rede e salientou-se como o grupo do Conselho criou coesão ao longo desta caminhada.
E, entre outras reflexões e demandas, ficou deliberado para a próxima reunião a apresentação de 5 obras, no momento “Conhecendo Melhor”.


Otimizando nossa gestão em rede : Os três pilares circulares (formação, organização, incidência)

Refletimos sobre a possibilidade de começarmos a aprofundar uma metodologia e um modo de operação, planejamento e avaliação.
Também conhecemos uma experiência de trabalho a partir da educação popular com uma comunidade, o que nos levou a refletir sobre as demandas da pauta seguinte, relacionada a Educação Popular. Nossa reflexão deu-se principalmente em
uma diferenciação metodológica existente entre sistematizar resultados e sistematizar experiências – que pode ser melhor compreendida com o link abaixo:
Publicação “Sistematizar Experiências é outra história”: Sistematizar-Experincias-é-outra-história
Logo após o almoço foram feitos encaminhamentos sobre as propostas do Seminário Nacional de Educação Popular, incluindo processos formativos/de sistematização, formação de GTs, entre outros.  E também foram feito reflexões e levantamento de ações relacionadas a Campanha da Fraternidade.
No último dia do encontro foi feita uma apresentação do escritório de mobilização de recursos e as deliberações finais que envolveram, entre outras, acertos em relação a reuiões/encontros próximos, simpósios e seminários.