A degradação do Meio Ambiente e das Instituições Socioambientais no Brasil é o tema do seminário que o OLMA vai promover no dia 25 de maio, sábado, a partir das 9h, no Centro Cultural de Brasília (CCB).
Ex-ministros do meio ambiente lançaram recentemente um alerta, via imprensa, acusando o Governo de colocar em prática uma “política sistemática, constante e deliberada de desconstrução e destruição das políticas socioambientais”, implementadas desde o início dos anos 1990, com o desmantelamento institucional dos organismos de proteção e fiscalizadores, citando nominalmente o IBAMA e o ICMbio. Por outro lado, o atual ministro do meio ambiente rebate, via nota, os seus antecessores, negando qualquer desconstrução e destacando que o governo vem se dedicando a uma inédita agenda de qualidade ambiental urbana, até então negligenciada.
Faz-se necessário construir um diálogo na sociedade sobre a questão socioambiental e suas incidências institucionais. Diante deste contexto, o “Diálogos em Construção” de maio, promovido pelo OLMA, propõe-se a debater a política socioambiental com o objetivo de contribuir para superação do clima de divisão ideológica e intolerância política.
Para o evento foram convidados Joaquim Maia Neto, consultor de Meio Ambiente no Senado Federal, Elizabeth Eriko Uema, Ex-servidora do Ibama e atual Secretária Executiva da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema) e Alexandre Bahia Gontijo, Presidente da Associação dos Servidores da Carreira de Especialistas em Meio Ambiente (ASIBAMA-DF) e membro do Movimento Maré Socioambiental.
O formato dos “Diálogos em Construção” compreende um tempo inicial de fala dos dois convidados, de 30 a 40 minutos, com pequeno intervalo, seguido de uma sessão posterior de perguntas e comentários breves dos participantes da plateia. O evento é registrado e transmitido pela internet.
Assista ao vivo e online pelo youtube do OLMA em: https://www.youtube.com/channel/UCLmHVrMFDzLXx0u9mFrom6g/videos