ABRUC e ACNUR assinam Termo de Cooperação em favor de Refugiados, Migrantes e Apátridas

A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ABRUC, e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR, assinaram na quinta-feira, 8, um Termo de Cooperação com alcance para toda a rede de Associadas da ABRUC.

O Termo assinado pela Diretoria da ABRUC e pela Representante do ACNUR no Brasil, Isabel Marquez, tem por objetivo a conjugação de esforços buscando a troca de experiências e o intercâmbio de atividades acadêmicas desenvolvidas pela ABRUC e pelo ACNUR, com vistas ao alcance de objetivos comuns, em especial a contribuição ao aperfeiçoamento do procedimento de Revalidação de Diplomas de Solicitantes de Refúgio, Refugiados e Apátridas.

Entre as finalidades do Termo está o desenvolvimento de atividades acadêmicas (estudos, pesquisas, eventos, palestras, seminários, grupos de pesquisa e cursos de pós-graduação, dentre outras ações), e, ainda, a participação nos debates relativos a revalidação e reconhecimento de diplomas estrangeiros de solicitantes de Refúgio, Refugiados e Apátridas, em Comissões e Grupos de Trabalho.

Com essa iniciativa, a ABRUC contribuirá objetivamente para apoiar a realidade desafiadora dos refugiados, migrantes e apátridas, que estão no Brasil, e que possuem titulações acadêmicas, e encontram um sistema pouco amistoso e amigável, via Plataforma Carolina Bori, responsável pela Revalidação de Diplomas de Estrangeiros no Brasil.

O Reitor João Otávio, Presidente da ABRUC, aproveitou a assinatura do Termo de Cooperação para iniciar novos diálogos e parcerias com outros órgãos da ONU, que atuam na linha Humanitária, Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos.

A Representante do ACNUR Isabel Marquez, convidou a ABRUC e sua rede de Faculdades, Centros Universitários e Universidades Comunitárias, a apoiarem a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, para que conhecendo-a, possam aderir à iniciativa dentro das três linhas de ação da CSVM: educação, pesquisa e extensão. Além de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, a Cátedra também visa promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro desta temática. O trabalho direto com os refugiados em projetos comunitários também é definido como uma grande prioridade. Como exemplos de iniciativas destacam-se ações para fomentar o acesso e permanência ao ensino, a revalidação de diplomas, assim como o ensino da língua portuguesa à ; população de refugiados.

Estiveram presentes na assinatura do termo, o Presidente da ABRUC Reitor João Otávio Bastos Junqueira, o 1º Vice-Presidente Reitor Ney Lazzari, o 1º Tesoureiro Reitor Maurício Ferreira, o 2º Tesoureiro Reitor Waldemiro Gremski, a 1ª Secretária Reitora Sandra Furlan e a 2ª Secretaria Reitora Lia Quintana.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – ABRUC

 

= Associação Brasileira das Universidades Comunitárias