No último dia 31 de janeiro aconteceu, na sede da SARES (Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental), a primeira reunião do Fórum das Águas.
Esse fórum reúne os movimentos sociais, entidades e lideranças comunitárias que estão ligados a problemática da água na cidade de Manaus, com a proposta de incidir na construção de políticas sobre a água na cidade de Manaus.
Discussões, reflexões e preocupações com a casa Comum marcaram o encontro. Uma das agendas do fórum é a realização de uma, ou várias ações, pelo dia Mundial da Água.
A SARES retorna assim o planejamento do fórum e a preparação para o Dia Mundial da Água (22 de Março)*¹.
#ForumdasAguas
#Aguanaoémercadoria
#TecendoRedes
O Dia Mundial da Água é celebrado todos os anos no dia 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de Fevereiro de 1992.
A data foi criada com o objetivo de alertar a população mundial a cerca da importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Visando este objetivo, anualmente o Dia Mundial da Água aborda um tema específico de extrema importância para a sobrevivência humana. O tema de 2018 foi “Soluções Naturais para a Água“. O tema de 2019 ainda não divulgado pela ONU.
A conscientização sobre a urgência da economia de água e o seu uso responsável é uma das principais metas do Dia da Água.
A água potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
Mesmo o nosso planeta sendo constituído por aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável. É considerada água potável aquela água que é adequada para o consumo humano.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas em 21 de fevereiro de 1993, tendo sido o dia 22 de março como data oficial para comemoração e realização de atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida em nosso planeta.
No mesmo dia da instituição do Dia Mundial da Água, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que tem entre as suas principais diretrizes:
“O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.” (Artigo 4 da “Declaração Universal dos Direitos da Água”)
Clique aqui para saber mais sobre a declaração universal dos direitos da água.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993,[1] declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
Os temas dos DMA anteriores foram: