Dicas do Dowbor – Dezembro

Querid@s,

Deixem-me dizer que com os meus 77 anos, um desastre político e a eleição de um representante vergonhoso não são novidades, e me despertam mais combatividade do que desespero. Em nome da luta contra a corrupção levaram Vargas ao suicídio, derrubaram João Goulart, tiraram Dilma do poder sem crime, prenderam Lula sem provas. No Brasil as fases democráticas aparecem como momentos de recreio. Só nos permitem ter democracia se não a usamos. Teremos um presidente que é fraco, mas apoiado por forças poderosas prontas para aproveitar para se apropriar do petróleo, desmatar a Amazônia, vender as terras, generalizar a agiotagem, derrubar direitos. Essas são as forças reais que teremos de enfrentar. Tomaram o poder, mas o Brasil tem uma grande massa de pessoas equilibradas e de bom senso, e o nosso papel é organizar, informar, resistir, e trazer o país de volta para um mínimo de normalidade. Vejam o documentário Driblando a Democracia, abaixo, para compreender como se organizou a máquina de tomada do poder. No mais, como sempre nestas mensagens, bons textos, ferramentas para todos nós. Boa leitura, boas brigas.  

1. Dowbor – Além do Capitalismo: uma nova arquitetura social – novembro 2018 – 86p.

“Além do Capitalismo: uma nova arquitetura social” é um ensaio que propõe uma mudança radical de como pensamos as transformações atuais do capitalismo. Em vez de acrescentar adjetivos ao capitalismo industrial que conhecemos – global, financeiro etc – que tal pensar que tipo de novo animal está nascendo? Em vez de olhar como o antigo se deforma, procurar desenhar o novo que se forma. Um outro modo de produção está emergindo? O conhecimento tornou-se o principal fator de produção, abrindo espaço para a economia imaterial, a fábrica perde protagonismo frente às plataformas, a apropriação da riqueza migra para os sistemas financeiros, as relações de emprego se desarticulam, o espaço da economia tornou-se planetário, a democracia aparece como dispensável. A mudança é sistêmica, apontando tanto para novas ameaças como para novas oportunidades. Coloco este esboço do futuro para a sua reflexão e comentários. 



2. The Age of Unproductive Capital: interview presenting the main ideas – 39 min., with English subtitles.

So many people around the world are trying to understand whatever happened in Brazil. There is the rigged election of a far-right candidate, of course, who was only elected because they jailed ex-president Lula, favorite in the polls. The judge who condemned Lula without evidence of guilt was named as future minister of Justice. But all the electoral circus is based on much more serious transformations, namely the emergence of a powerful political and economic organization around the main banks and other financial institutions. This financialization which brought down a very positive experience – “the golden decade of Brazil” according to the World Bank – is analyzed in a powerful overview. 



3. Dowbor – A Burrice no Poder – nov. 2018 – 13p.

Escrito para próxima publicação do Projeto Novos Paradigmas, o título “A burrice no poder” pode parecer um pouco provocador, mas pense um pouco: a desigualdade está explodindo no mundo, e as propostas vão no sentido de austeridade não dos que esbanjam, mas dos que mal sobrevivem. O planeta está sendo destruído e o que se vislumbra não é consumo mais inteligente e sim expansão do consumismo irresponsável. A violência se espraia, e a solução seria disseminar mais armas. O homo demens transforma a burrice em bandeira. Uma visão construtiva é fácil de identificar: é só fazer o contrário. Divirta-se.



4. Entrevista Dowbor – “Ladislau Dowbor vê a pauta econômica de Bolsonaro” – Outras Palavras – Antonio Martins – 13.11.2018 – 24min.

“Um presidente fraco e incapaz é tudo o que a aristocracia financeira mais quer. É preciso evitar o desmonte do país — e reconstruir alternativas”, afirma Dowbor em entrevista sobre a pauta econômica de Bolsonaro, concedida ao jornalista Antônio Martins do Outras Palavras, em 13 de novembro de 2018. 



5. Dowbor – La Era del Capital Improductivo – traducción al espanõl de Pep Valenzuela – 173p.

Presentamos aqui las recientes transformaciónes económicas, políticas y sociales en Brasil, pero partiendo de la dinámica más amplia de cambios en la esfera mundial. El capitalismo actual funciona según nuevas reglas, con los mecanismos financieros, la llamada financiarización, jugando un papel central. Eso nos afecta a todos. Tuvimos, en América Latina, unos pocos años de democracia transformadora, en el sentido de permitir una reducción significativa de nuestro principal desafio, la desigualdad. Fueron años en que además de democracia formal en el plan político, hubo también avances en términos de democracia económica. Al que todo indica, nuestras oligarquias no lo soportaron. Solo tenemos derecho a la democracia, si no la utilizamos.



6. Ladislau Dowbor – The governance gap – Culture Report Eunic Yearbook – 2017/2018 – v. 9 – IFA / Eunic – ISBN 978-3-95829-542-1

Western democracy has a credibility problem. A study of 17 Latin American countries showed that half the population doubts the practice of democracy and is actually convinced that democracy is a system organised for the rich. The author believes that, given the socio-economic disparities, we cannot afford to ignore this slow motion catastrophe. The problems will not disappear unless we organise ourselves to solve them. A plea for a ‘Global New Deal’.The paper by prof. Dowbor is on pages 22-27. A short but strong message. 



 

7. Barbara W. Tuchman –  The March of Folly: from Troy to Vietnam – Random House, New York, 2014 (A marcha da insensatez) – 470 p.


A minha idade e a minha confiança na racionalidade do ser humano têm evoluído em sentidos inversos. Como somos animais sofisticados, quanto mais absurdo o que defendemos, mais argumentos racionais inventamos. E, sobretudo, uma vez que já nos identificaram com uma posição ou atitude política completamente absurda, apenas conseguimos nos aprofundar na burrice. Segundo as sábias palavras de Barbara Tuchman, a propósito de como os americanos foram se afundando no Vietnã, ao custo de imenso sofrimento daquele povo, e desgaste político de quatro sucessivos presidentes, “uma vez que uma política foi adotada e implementada, toda atividade subsequente se transforma num esforço para justificá-la.” (263) Qualquer semelhança com o golpismo no Brasil insistir numa política que empurra o país para trás, mesmo depois de 4 anos de desastre, não é evidentemente uma coincidência, é a regra. No túnel da burrice, os que a perpetram sempre imaginam que logo adiante surgirá a proverbial luzinha. Se a política sacrifica em vez de ajudar, dirão que o sacrifício não foi suficiente, é só aprofundar um pouco mais.




8. Documentário: Driblando a Democracia – Thomas Huchon – 57min., legendado em português

Hoje o processo eleitoral se transformou numa indústria de construção de consensos, de mobilização de ódios, de generalização das práticas de manipulação frente às quais nos encontramos em grande parte indefesos. O documentário apresenta uma excelente sistematização, análise internacional em profundidade de como grandes grupos se apropriam do processo eleitoral, por meio das novas tecnologias, mas também de uma nova escala de atuação. São hoje grandes empresas cujo produto é, justamente, a manipulação da opinião pública.  

https://www.youtube.com/watch?v=PIvwbtPCSac&index=1&list=PL3WvyBv1NKu_AkujrfDvInO-5gYDRoIgS

 



Dowbor.org: http://dowbor.org/

Lembre-se: as “Dicas de Leitura” dos meses passados podem ser encontradas no Mural do blog dowbor.org e você pode ampliar o acesso do nosso Dicas de Leitura repassando ou recomendando que as pessoas se inscrevam para receber notícias do blog. Os artigos e livros de Dowbor podem ser acessados na íntegra em: dowbor.org

Siga Dowbor nas redes sociais

Caso não esteja visualizando, acesse aqui.