OLMA na REPAM

Entre os dias 5 e 6 de dezembro reuniram-se em Brasília os representantes do Comitê Ampliado da Rede Eclesial Pan-Amazônica do Brasil (REPAM- Brasil), com o objetivo de promover análise de conjuntura sobre as realidades de inserção, avaliar o trajeto pré-impondo da Amazônia realizado até o momento e planejar as ações para 2019.

Convidado pela Secretária Executiva da Repam – Brasil, Irmã Irene Lopes, o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) se fez presente junto ao Comitê Ampliado na noite do dia 5/12 para compartilhar perspectivas de análise e ação frente ao tema proposta pela Campanha da Fraternidade 2019, que coloca em foco a Fraternidade e as Políticas Públicas.

 

Na ocasião Lacerda (OLMA) ressaltou que a CF 2019 traz uma imprescindível oportunidade de debatermos o próprio processo democrático brasileiro, a partir da reflexão sobre as políticas públicas. Uma possibilidade importante para compreender os atuais processos políticos e socais pelos quais tem passado o Brasil, além de possibilitar com que possamos atender o clamor das comunidades e movimentos sociais no que se refere a voltarmos a fazer formação e incidência a partir das realidades locais.

Além disso, afirma Lacerda (OMA) “Políticas Públicas é um dos temas prioritários de estudo e ação do OLMA, desdobra-se do próprio Marco de Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil1, enquanto agenda estratégica.”

Em novembro o OLMA já havia realizado uma assessoria sobre políticas públicas aos missionários que estão em processo de formação no Brasil, através de um convite das Pontifícias Obras Missionárias e outra com agentes de pastoras de instituições católicas de educação básica filiadas à Associação Nacional de Educação Católica (ANEC).

Junto ao Comitê da REPAM o objetivo foi apresentar as linhas gerais da CF 2019 e convidar a rede a colaborar em ações interligadas a respeito das políticas públicas ao longo do próximo ano, em conjunto com uma série de instituições que vêm pensando esse processo de forma coletiva e colaborativa, como ANEC, CIMI, CRB, Cáritas e CNBB.

Por fim, o encontro foi muito produtivo, pois possibilitou a escuta e acolhida de sugestões que enriquecem o projeto e as ações que desejam-se realizar em 2019. “O Comitê da REPAM Brasil já possui larga caminhada em atividades similares a estas que desejamos realizar, visto os mais de 15 seminários realizados em toda a região norte por conta da Laudato Si; podemos apreender muito com eles”, afirma Lacerda, secretário executivo do OLMA.