Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social e OLMA compactuam cooperação interinstitucional

Na tarde desta segunda – feira, 03 de dezembro estiveram reunidos no Centro Cultural de Brasília (CCB) o coordenador do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS), Ivo Poletto e o Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida, Luiz Felipe Lacerda.

 


Na ocasião foram levantadas pautas comuns para possíveis parcerias entre as duas organizações, que trazem o princípio comum de articular em rede diferentes instituições em todo o Brasil, em prol das causas socioambientais.

Trataram-se das possíveis articulações em torno dos Seminários regionais sobre os Biomas que serão desencadeados ao longo de 2019 e 2020 por representantes do FMCJS, com apoio da Misereor; sobre a participação de instituições membros do Fórum em atividades que serão protagonizadas pelo OLMA, em parceiria com a ANEC, REPAM, CIMI, Cáritas e CNBB em prol da Campanha da Franternidade 2019; além da possível e necessária conformação de uma rede de comunicadores articulados nacionalmente, que possam estruturar, sistematizar e visibilizar nossas pautas, lutas e ações.

Para além de uma cooperação entorno de atividades específicas, a intensão de cooperação entre as duas organizações refere-se ao desejo em caminharem juntas e de maneira contínua em pautas estratégicas.

Lacerda (OLMA) ainda ressalta que “apesar de há algum tempo já estarmos vinculados e bem representados no Fórum de Mundanças Climáticas, visto a participação efetiva do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES) e do Centro Burnier Fé e Justiça (CBFJ), esta proximidade institucional, formalizada através da intensão de cooperar, poderá ampliar em diferentes objetivos e localidades nossas ações comjuntas daqui para frente.”

Trabalhando junto com obras, centros e núcleos que compõem a Rede de Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil o OLMA dedicou, em seus primeiros anos de vida, especial atenção a potencialização das ações de cooperação entre tais entidades internas. Sem descuidar desse objetivo, avalia-se agora, a necessidade de ampliarmos nossas redes interinstitucionais, formando parcerias promissoras frente aos desafios que enfrentaremos nos próximos anos. Sempre observando as tendências e seguindo as indicações de nossa Rede. Assim foi, inclusive em relação ao Fórum de Mudanças Climáticas, que há muito vinha sendo apontado pela coordenação do SARES enquanto estratégico parceiro do OLMA em caráter nacional.