Formação em Educação Popular em parceria com o Centro Burnier de Fé e Justiça

Através de suas Preferências Apostólicas e de seu Marco para a Promoção da Justiça Socioambiental a Província dos Jesuítas do Brasil assume o compromisso com a superação dos abismos da desigualdade social na sociedade brasileira. Buscando responder de forma direta a esta Missão o OLMA, juntamente com a Rede de Promoção da Justiça Socioambiental da BRA, aprofunda-se no trabalho de articulação, sensibilização e formação de nossos educadores.

Como enfoque central para este processo o Conselho de Coordenação do OLMA, em sua II Reunião (08/16), apontou a necessidade de trabalharmos com toda nossa Rede o discernimento sobre o conceito de Justiça Socioambiental, assim como as práticas e princípios que dele decorrem. Da mesma forma, valorizando os diferentes aportes que historicamente a Companhia de Jesuítas no Brasil ofertou aos movimentos e educadores sociais e tendo em vista o atual cenário político, administrativo, social, ambiental, cultural e econômico do país, debatemos na referida reunião sobre a Educação Popular enquanto importante ferramenta de transformação da realidade em que vivemos.

Visto isto, o Projeto: Oficinas Seminários de Justiça Socioambiental e Educação Popular busca realizar encontros de formação e sistematização de experiências nas Plataformas Apostólicas da BRA.


O Centro Burnier Fé e Justiça   tem o Programa de Formação Política e Cidadã, que tem como objetivo o assessoramento Político e Técnico do grupo ‘Mulheres em Ação’, da comunidade de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo no município de Poconé. Dentre as atividades desenvolvidas, consta a ‘Sala do Educador’, que conta com a participação de cerce de 40 profissionais da educação vindos de toda a região. Em parceria com o Olma foi desenvolvido um trabalho de educação popular com os seguintes temas:

29 de setembro- Estudo do Plano Político Pedagógica: qual significado do PPP para as instituições de ensino,  sua importância e qual sua referência legal; A pratica revisão do PPP da escola e creche.

20 de outubro- Processo avaliativo a partir dos referencias do PPP, BNCC e com contribuições dos professores;

10 de novembro –  Inserção e interação da família com escola e escola x família, pensar estratégias para essa interação entre escola x comunidade x família partindo da realidade dos alunos.


Entre momentos de acolhida e atividades desenvolvidas, podemos citar como alguns dos objetivos do encontro:

  • Dar enfoque a partir da história do lugar com ênfase no enraizamento para enriquecer o diagnóstico e a historicidade local registrados no PPP das escolas;
  • Trazer elementos da realidade local que são desafios no contexto social e que interferem nos aspecto educacional;
  • Refletir sobre processos de enraizamento e de desenraizamento.

Levantamento partindo da questão qual a situação do lugar onde eu moro/trabalho, construção de uma árvore aonde todos vão agregando aspectos/reflexões relevantes

 

 

Tenda com os objetos relacionados com o trabalho de base