Projeto Sumaúma Raizes Afroindigenas do Brasil

Em março se deu inicio ao primeiro circuito, em Pernambuco, do Projeto Sumaúma: Raízes Afro indígenas do Brasil, uma parceria entre Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e o Território Kilombola Morada da Paz, que neste caso contou também com apoio e participação do Observatório Transdisciplinar das Religiões de Recife da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

O Projeto busca promover vivencias e seminários em territórios indígenas e quilombolas do Brasil, desencadeando processos de trocas e sistematizações de práticas ligadas ao diálogo inter-religioso e educação para as relações étnico raciais.

Neste primeiro circuito promoveu-se uma Roda de Conversa junto ao grupo de acadêmicos e docentes vinculados ao Observatório:

E principalmente promoveu-se a integração destes com o Terreiro de Xambá de Recife/Olinda, onde realizaram-se conversas e trocas de experiências e vivencias religiosas:

 

Os integrantes da Morada da paz, junto com a coordenação do Nucleo de Estudos Afro Indígenas da Unisinos (NEABI – Unisinos) – representando o OLMA – também puderam realizar uma peregrinação em direção a Serra da Barriga no Quilombo dos Palmares, buscando resgatar e reviver a origem da resistência negra no Brasil.

A Serra da Barriga fica a cerca de 9 km do município de União dos Palmares, situado a 9 quilômetros de Maceió, capital do estado de Alagoas. Faz parte do Planalto Meridional da Borborema, unidade geomorfológica que compreende terrenos cristalinos submetidos à ação de clima quente e úmido e ocupa uma área verde de aproximadamente 27,97 km2.
Foi para as matas fechadas da Serra, que alcança 500 metros de altitude, que milhares de negros escravizados rebelados fugiram durante o período de dominação portuguesa e holandesa. Lá viveram mais de 20 mil pessoas, entre 1597 a 1695.

Por fim, a presença de mulheres do Kilombo Morada da Paz foi aproveitada pela organização da 16 Semana da Mulher da UNICAP convidando-as a participar da mesa de encerramento do evento, sob o tema História e Resistencia das mulheres negras no Brasil.

 

O Projeto Sumaúma segue ao longo de 2018 com circuitos na Bahia, no Pará e no Amazonas, buscando promover e sistematizar vivencias inter-religiosas e constituirá na segunda semana de dezembro o fechamento destes ciclos com um seminário nacional geral convidando todos envolvidos nos diversos ciclos realizados, atividade que denomina-se terreiro da Chão Batido.

 

http://www.xamba.com.br/his.html

Comunidade Morada da Paz reconhecida como Quilombo pela Fundação Palmares

http://www.unicap.br/observatorio2/