Campanhas – Vamos nos lembrar e cobrar



Crimes Barragens

O rompimento de barragem em Brumadinho em 25 de janeiro de 2019 foi o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Foi um dos maiores desastres ambientais da mineração do país, depois do rompimento de barragem em Mariana.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Brumadinho

Postagens no facebook: Semana do dia 25 de cada mês.

O rompimento da barragem em Mariana ocorreu na tarde de 5 de novembro de 2015 no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município brasileiro de Mariana, Minas Gerais.[3] Rompeu-se uma barragem de rejeitos de mineração denominada “Fundão”, controlada pela Samarco Mineração S.A., um empreendimento conjunto das maiores empresas de mineração do mundo, a brasileira Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton.[4]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Mariana

Postagens no facebook: Semana do dia 5 de cada mês.



Marielle

Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco (Rio de Janeiro, 27 de julho de 1979 – Rio de Janeiro, 14 de março de 2018), foi uma socióloga e política brasileira. Filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), elegeu-se vereadora do Rio de Janeiro para a Legislatura 2017-2020, durante a eleição municipal de 2016, com a quinta maior votação. Marielle defendia o feminismo, os direitos humanos, e criticava a intervenção federal no Rio de Janeiro e a Polícia Militar, tendo denunciado vários casos de abuso de autoridade por parte de policiais contra moradores de comunidades carentes. Em 14 de março de 2018, foi assassinada a tiros junto de seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes, no Estácio, Região Central do Rio de Janeiro.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marielle_Franco

Postagens no facebook: Semana do dia 14 de cada mês.



Alcântara

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 34/93, que sancionou o texto da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – agência da Organização das Nações Unidas (ONU) – sobre os povos indígenas e tribais em países independentes, foi aprovado no dia 19 de junho de 2002. Assim, estabelece no Brasil as diretrizes do primeiro documento internacional a tratar de temas fundamentais em relação às populações tradicionais.

https://pib.socioambiental.org/pt/Convenção_OIT_sobre_Povos_Indígenas_e_Tribais_em_países_independentes_nº._169#:~:text=O%20Projeto%20de%20Decreto%20Legislativo,19%20de%20junho%20de%202002

Postagens no facebook: Semana do dia 19 de cada mês.



Óleo

As primeiras notícias sobre a chegada de óleo na costa do Nordeste brasileiro datam de 30 de agosto de 2019, no estado da Paraíba.
O Ibama, órgão de fiscalização do Ministério do Meio Ambiente, emite a primeira nota oficial a respeito das manchas em 25 de setembro, quando já havia óleo em 108 localidades.
A primeira menção do ministro Ricardo Salles foi feita no dia 05 de outubro –e pelas redes sociais.

https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?73944/O-que-se-sabe-ate-agora-sobre-o-derramamento-de-oleo-no-Nordeste#:~:text=As%20primeiras%20notícias%20sobre%20a,havia%20óleo%20em%20108%20localidades.

Postagens no facebook: Semana do dia 30 de cada mês.