Foi lançado o Livro “Dialogando com Jessé Souza” (acesse gratuitamente em: http://www.guaritadigital.com.br/casaleiria/acervo/follmann/#page=26 ou aqui) organizado pelo doutor em Sociologia e ex vice-reitor da Unisinos, José Ivo Follmann. Contando com a apresentação e introdução do organizador, o livro – em 12 capítulos – nos traz pontos importantes para analisarmos a conjuntura. Entre eles:
O capítulo 2, de autoria de Idiane Mânica Radaelli, com o título “Estado, mercado e sociedade: como entender o que está acontecendo na política brasileira hoje, a partir de Jessé Souza”, trabalha, em síntese, a relação entre estado, mer- cado e sociedade na sociologia de Jessé Souza em sua busca de uma compreensão da socieda- de brasileira. Faz esta análise a partir da leitura de A Tolice de inteligência brasileira.
No capítulo 7, de autoria de Ana Paula da Costa Krumel, são sintetizadas as ideias centrais de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e Roberto da Matta, naqueles aspectos mais diretamente criticados pela sociologia de Jessé Souza.
De autoria de Jean Fábio Santana, o capí- tulo 8 tem como título “A subgente, a sociedade invisível e a linha da ‘dignidade’ na leitura de Jessé Souza”. Neste capítulo é feita uma descrição das categorias de “ralé brasileira”, subgente, linha da dignidade, enquanto importantes aportes para uma leitura diferenciada do conceito de pobres no Brasil.
O Capítulo 10, de autoria de José Ivo Follmann, traz novos aportes para o conceito de processos de identidade e de alienação na sociedade brasileira, tomando como apoio aspectos do pensamento sociológico de Jessé Souza.
Baixe ou leia o livro online, gratuitamente em: http://www.guaritadigital.com.br/casaleiria/acervo/follmann/#page=26 ou aqui)